sexta-feira, 8 de julho de 2011

Tecnologias Assistivas para... SURDOCEGOS!!!!!

Por: Débora Rossini

Tanto se fala em Tecnologias Assistivas para cegos daqui, para surdos dali, não é verdade? Mas... aposto que você, leitor do "Sopa" deve estar aí intrigadíssimo se perguntando:

"-Tem gente que é surda e cega ao mesmo tempo!!! Então, o que existe disponível para melhorar a qualidade de vida de tais pessoas???"

Bom, para começo de conversa, vamos explicar o que é um "surdocego"?

Para quem não sabe, "surdocego(a)" é o termo utilizado para denominar as pessoas que possuem deficiência visual e auditiva simultaneamente. Quem costuma verificar a lista denominada "Você também poderá gostar destes sites e blogs", no canto direito desta página, irá ver o link para um blog denominado "Menina Robô". Escrito por Kariny Takita, ele mostra um exemplo de caso de uma pessoa com surdocegueira, tal como a autora - que, no caso dela, tem baixa visão e baixa audição. Mas tem gente que tem total ausência de visão e de audição!!! Um exemplo bem famoso é o da Hellen Keller, que era totalmente cega e surda desde pequenininha.

Assim sendo, pessoas que apresentam surdocegueira tem necessidades especiais diferentes daquelas pessoas que são só deficientes visuais ou só deficientes auditivas: elas necessitam de um tratamento que levem em consideração o quadro sensorial geral que elas possuem -- que seria a combinação das sensações capturadas pelos sentidos intactos e pelos sentidos que haja alguma queda, considerando a percentagem de visão e de audição remanescente que ela tenha (se tiver). Desta forma, "No caso de um indivíduo com surdo-cegueira, este não é um surdo que não pode ver, nem um cego que não pode ouvir. Não se trata de uma simples somatória de surdez e cegueira, nem só de um problema de comunicação e percepção. Quando a visão e a audição estão gravemente comprometidas, os problemas relacionados à aprendizagem dos comportamentos socialmente aceitos e a atenção ao meio se multiplicam, limitando a este indivíduo a antecipação do que vai ocorrer à sua volta, diminuindo sensivelmente sua motivação na exploração do ambiente em que convive, requerendo, desta forma, incentivos extras para que desenvolva novas formas de aprendizagem para compensar suas dificuldades visuais e auditivas e para estabelecer e manter relações inter-pessoais. Para essas pessoas, as trocas interativas precisam ser orientadas para o desenvolvimento dos sentidos remanescentes, entre eles o cutâneo, cinestésico corporal e sensorial, gustativo e olfativo, como forma de acesso à informação na ausência dos sentidos da visão e audição. Desta forma, pretende-se possibilitar ao indivíduo um acesso que supra suas necessidades especiais de comunicação, da extrema dificuldade na conquista de metas educacionais, vocacionais, recreativas, sociais, para acessar informações e compreender o mundo que o cerca." (Cunha, Cendon, Nohama,2008). [1].

Bom, agora que você tem uma noção do que é um surdocego, vamos ver novidades sobre tecnologias assistivas destinadas a este público? Entre tais tecnologias, podemos mencionar o Implante Coclear, o Braille, o Brainport e a Estimulação do Córtex Visual, dentre outros recursos! :-D Então, veja um artigo bem interessante sobre tal temática! Ele é intitulado "Tecnologias Assistivas para indivíduos surdocegos". Foi escrito por José Carlos da Cunha,da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Depto. de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) ; Rodrigo Villaverde Cendon , da Universidade Positivo - Depto. de Engenharia da Computação; e Percy Nohama , da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde (PPGTS). Para ler, acesse: www.abnc.org.br/ed_art_down.php?id=566
Boa leitura! :-)

Referência: [1] CUNHA, José Carlos da; CENDON, Rodrigo Villaverde; NOHAMA, Percy. Tecnologias Assistivas para indivíduos surdocegos. In: Jornal Brasileiro de Neurocirurgia - JBNC, vol.20 nº 1, 2009, p. 53-72. Disponível em www.abnc.org.br/ed_art_down.php?id=566 , acessado em 08/07/2011.

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