quinta-feira, 30 de junho de 2011

Novas Tecnologias & Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais!

Por: Débora Rossini

Oooooooopaaaaa!!!! Se você é uma pessoa "ligada" na questão do papel das novas tecnologias na inclusão das pessoas com necessidades especiais, não pode perder um evento que será realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com transmissão ao vivo pela internet!!!!

Amanhã, sexta-feira, 1º de julho, a Faculdade de Educação da UFMG vai realizar um evento no qual se discutirá exatamente essa temática. Veja a reprodução do texto que está no site da UFMG:


"Evento coloca em debate papel das novas tecnologias na inclusão de pessoas com necessidades especiais

Nesta sexta, 1 de julho, a Faculdade de Educação realizará conferências que discutirão como novas tecnologias – redes sociais, celulares, computadores e softwares – podem auxiliar na inclusão de pessoas com necessidades especiais, tanto no uso cotidiano desses meios digitais, como na questão da educação a distancia.

Voltada especialmente para graduandos dos cursos de licenciatura da UFMG, a atividade é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Serão emitidos certificados.

As conferências Tecnologias assistivas: conceitos e práticas e Tecnologias assistivas: experiências cotidianas serão proferidas respectivamente pelas professoras Priscila Augusta Lima e Priscila de Toledo Fonseca.

Última das atividades do semestre desenvolvidas no projeto Integração das tecnologias da informação e comunicação na formação docente, no Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) da Capes, o evento tem início às 14h no auditório Neidson Rodrigues.

Haverá transmissão ao vivo pela Twitcam @NucleoPraxis e Rádio FaE, canal 1."

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/019928.shtml)


... E então...?! Se você não pode se deslocar até o local do evento, não precisa ficar chateado (a), pois vai ter transmissão ao vivo pela internet, conforme foi dito acima!!! :-D Assim sendo, anote aí na sua agenda o dia e hora, para não perder "essa"!!!! :-)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vamos "andar" com a Fernanda?

Por: Débora Rossini

Oooooopaaaa! Navegando pela internet, achamos um ótimo blog que você não pode deixar de visitar!!!!! É o blog da Fernanda Fontenele.

Quem é ela?

É uma jovem que, aos 16 anos, sofreu um acidente de carro e ficou tetraplégica. (Hoje ela possui seus vinte e poucos anos...) Com muita garra, força, fibra e determinação, a jovem veio investindo pesado em seu objetivo de voltar a andar. Em meio a tudo isso, fez faculdade e participa de diversas atividades! :-)

O mais legal é que ela faz reflexões bastante pertinentes, que são capazes de chegar a emocionar quem lê... Explico: a jovem acredita que estamos neste mundo para cumprirmos uma missão e ajudar as pessoas. Logo, todo este processo árduo e longo pelo qual ela vem passando seria, digamos,um "aprendizado" para ajudar outras pessoas que estejam passando por situação similar! Algo do tipo "não foi ela, obviamente , que escolheu tal situação de limitação física; foi a vida que lhe impôs. Sendo assim, em vez de se lamentar, aproveitou a oportunidade para tentar extrair uma lição positiva disso tudo e encarar isto como uma forma de aprimoramento pessoal, para tentar ser uma pessoa melhor!"

Por essa linha de raciocínio, pense: se você possui alguma deficiência - e ,portanto, encara os desafios de uma pessoa com tal característica no dia-a-dia- tem aí mais um testemunho de que não se deve "jogar a toalha" e ficar revoltando-se contra tal situação!!!!! É duro, é árduo (só quem passa ou já passou por isso entende muito bem!!!) , mas... quem sabe a "deficiência" é uma maneira de a pessoa que a possui desenvolver novas habilidades e mostrar-se que, de fato , é uma pessoa com "EFICIÊNCIA" (isso mesmo!) para tornar-se um ser humano melhor, mais sensível e ajudar as outras pessoas? (Tanto vale para ajudar as outras pessoas que necessitam de força para superar suas limitações físicas quanto para ajudar os indivíduos 'ditos normais' a verem a vida por um outro olhar, por um outro ângulo, e desenvolverem maior sensibilidade ao seu papel no mundo e em relação às outras pessoas...)

Sendo assim, fica aí a dica: vamos andar com a Fernanda? ;-)

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mesa redonda na UFLA discutiu questões relacionadas às pessoas com deficiência!!!

Por: Débora Rossini

Oooooooooopaaaa!!!!! :-) Lembra da mesa-redonda que foi anunciada na postagem do dia 02/06/2011 - e que foi realizada na última quarta-feira (8 de junho de 2011)? Pois é, ela foi um sucesso!!!

Dentre o que foi discutido e abordado - tanto pelos palestrantes quanto pela plateia no momento destinado a comentários e discussões- , vários apontamentos não devem ser esquecidos:



  • Quem deve participar de elaboração de soluções para atendimento às pessoas com deficiência? Oras, não se deve cair naquela velha fórmula paternalista na qual as pessoas "ditas normais" é que devem encontrar soluções para os "deficientes"!!!!! Na verdade, TODOS JUNTOS devem participar!!! As pessoas com deficiência é que devem explicar e nortear os "não-deficientes" como é que elas querem - e precisam!- ser tratadas, ser atendidas, quais são suas necessidades no dia-a-dia, no trabalho, na vida escolar, etc. (Cá pra nós, leitor do "Sopa": é claro que há algumas exceções óbvias para tal regra: tratam-se daquelas situações na qual o deficiente ainda é uma criança pequena -que ainda depende de a família responder por ela... - ou então quando é uma pessoa com limitações cognitivas que não lhe permitam fazer escolhas, ou responder por seus atos. Mas aí já é outra situação, não é verdade?)



  • Seria importante que todos os cursos universitários tivessem em suas grades obrigatórias matérias relacionadas à inclusão e acessibilidade! Nas licenciaturas é de extrema importância - pois os futuros professores , em um dado momento, deparar-se-ão com estudantes com necessidades especiais ...e a lei exige que os professores estejam capacitados para atender ao direito de toda e qualquer pessoa estudar - seja ela com deficiência ou não!!!). E nos bacharelados, também é de extrema importância. Sabe por que? Oras, tem aí a lei de vagas reservadas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho!!! Assim sendo, é fundamental que todos os egressos de um bacharelado saibam como lidar com uma pessoa deficiente no trabalho!!! Seja auxiliando-a em tarefas (uma vez que uma pessoa com deficiência e outra sem podem ser colegas); seja entendendo como é o modo peculiar de tal pessoa desempenhar tarefas e de explorar suas potencialidades... Dessa forma, será um grande passo para erradicar a discriminação (velada ou não) no ambiente corporativo!!!! Se as pessoas de uma dada organização - especialmente os consultores de RH!- estiverem devidamente capacitados para lidar com tal situação, certamente as pessoas com necessidades especiais poderão mostrar que têm seu talento para "somar forças" a uma dada empresa ou organização, seja ela privada ou pública! ;-)

(Cá pra nós aqui,leitor do "Sopa": além do que foi dito acima sobre os egressos de cursos de bacharelado, há ainda um caso bem interessante: trata-se dos bachareis que decidem seguir carreira acadêmica e, além de pesquisadores, tornam-se professores no ensino superior. Assim sendo, a qualquer momento eles poderão se deparar com estudantes com necessidades especiais na universidade, não é? E a lei da educação inclusiva ampara também os estudantes de cursos superiores! Então...?! Viu a importância de os bachareis terem também disciplinas sobre o tema das pessoas com deficiência em suas grades curriculares? Pois é! )



  • Outra coisa que foi falada na mesa-redonda e que não pode ser esquecida: a questão da capacitação de professores para lidar com alunos com necessidades especiais e seus verdadeiros objetivos. Como assim? Oras, tem muito educador que participa de tais cursos de capacitação, mas tem tendência a esperar que saia do curso com uma "fórmula", uma "receita", um "algoritmo" para lidar com tais estudantes!!!! :-O

Bom, fica bem claro que fórmula pronta não tem não... (risos)!!! Calma, leitor... não é para desanimar não!!! Relaxe: está-se apenas querendo mostrar que tais cursos têm o objetivo de serem NORTEADORES para como lidar com tais estudantes. Agora, COMO é o jeito mais adequado de lidar com eles... bom, vai depender de CADA estudante! ;-) Cada um tem suas especificidades, limitações e habilidades - e , portanto, deve-se considerar a situação do(s) estudante(s) ali em questão, para então conseguir perceber qual a melhor forma de trabalhar com ele(s)!!!

Só para ajudar no esclarecimento aqui: sabe-se que, mesmo entre pessoas com deficiência de uma mesma categoria, há diversidade entre elas! Por exemplo: deficiência visual. Tem gente que enxerga pouco, tem gente que não enxerga nada, tem gente que já nasceu assim, tem gente que perdeu a visão ao longo da vida, tem gente que tem uma estrutura psicológica melhor para lidar com isso do que outra, tem gente que lê Braille, tem gente que prefere áudio, tem gente que consegue ler caracteres ampliados, tem gente que só usa a visão residual (caso haja) sob luminosidade intensa enquanto há outros que apresentam fotofobia (incômodo com luzes fortes), etc... Viu só? O mesmo ocorre entre pessoas com deficiência auditiva, com deficiência motora, entre outras.

Então, leitor...? Uma coisa é certa : mesmo com toda esta diversidade de necessidades apresentadas pelas pessoas com deficiência, tem algo em comum que TODAS querem: é o respeito, é a valorização de suas habilidades e compreensão de suas limitações, é a inclusão verdadeira dessas pessoas na vida social , é o direito de ter participação social... enfim, de ser valorizada como ser humano!!! Manjou? ;-)

Bom, o post de hoje fica por aqui... ah, e para quem quer saber mais detalhes sobre como foi o evento, veja na página da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras (UFLA):

Boa leitura! :-)

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Apresentação de Monografia- "A Educação Inclusiva e o Ensino de Matemática para Deficientes"

Por: Débora Rossini

Ooooooopaaa!!! Se você é antenado em eventos relativos à Educação Matemática Inclusiva, você não pode perder o que vai rolar na Universidade Federal de Lavras (UFLA) na terça-feira que vem!!!!

"-Obaaaaa!!! O que é?????" - você está aí se perguntando.

É um convite à defesa de monografia de conclusão de curso, de uma aluna de Graduação em Matemática da UFLA, com este tema!!!

Vamos lá aos detalhes:

-Título: "A Educação Inclusiva e o Ensino de Matemática para Deficientes"
-Apresentada por: Ana Paula Pedroso - Graduanda em Matemática
-Tipo: Defesa de Monografia de Graduação
-Data: 14 de junho de 2011 (terça-feira)
-Horário: 17:30 h
-Local: Anfiteatro do DEX (Departamento de Exatas) da Universidade Federal de Lavras.

Vamos nessa? :-)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

EVENTO: II Mesa Redonda: "A Pessoa com Deficiência e a Universidade"

Por: Débora Rossini

Ooooooopa!!! De novo ao batente no teclado no computador!!!! :-)
Desta vez é para ajudar a divulgar um evento, que será realizado na Universidade Federal de Lavras/MG. Será uma mesa redonda, denominada "A Pessoa com Deficiência e a Universidade".

"-Oba, fiquei curioso!!! Quero mais detalhes!" - certamente você está pensando.

Então, "voilà"!!! :-)

Segundo texto do convite oficial (enviado pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Lavras/UFLA para uma lista de e-mails cadastrados), os detalhes são os seguintes:

-Nome do evento: "II Mesa Redonda: "A Pessoa com Deficiência e a Universidade"

-Palestrantes: Maria de Fátima Ribeiro, Nilmar Machado, Warlley Ferreira Sahb

-Dia/hora/local: 8 de junho de 2011 (quarta-feira), às 17:00, no Anfiteatro do DCC (Departamento de Ciência da Computação) da Universidade Federal de Lavras/MG.

Entrada franca.

Para maiores informações, entre em contato com a Pró-Reitoria de Graduação da UFLA: prg@prg.ufla.br ou acesse a página www.prg.ufla.br

...E então?! O que você está esperando...? Pegue sua agenda e anote aí, para não esquecer!!!! ;-)