sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

''WebHelp'': o que é isso?

Por : Débora Rossini 

Ooooopa! Depois de muito tempo escrevendo mais no facebook do ''Sopa'' do que no blog propriamente dito (falta de tempo, correria, novos projetos envolvendo Inclusão e Acessibilidade, etc), finalmente apareci por aqui para falar do novo aplicativo mais falado do momento!

Com vocês, o ''WebHelp''!!! :-D

''Mas o que é isso?" - você está aí se perguntando. Bom, vamos lá:

O que é o WebHelp?

O WebHelp Dyslexia é um aplicativo, extensão do Google Chrome, que foi desenvolvido por um professor e dois alunos do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras/MG. Ele foi, a princípio, pensado para ser uma tecnologia assistiva para atender pessoas com Dislexia a usarem o computador enquanto acessam a internet (através das ferramentas de mudança de cor de fundo, de espaçamento entre palavras, caracteres e linhas de um texto, de mudança de cor de texto, de ''régua para leitura'', de tamanho da fonte, dentre outras coisas bem legais). Porém, observou-se que o referido aplicativo, através de seus recursos, atende também a pessoas com problemas de visão, tais como Síndrome de Irlen e visão subnormal!!!

Quem desenvolveu esse aplicativo? 

 O aplicativo foi desenvolvido pelos estudantes do curso de Sistemas de Informação Luís Otávio de Avelar e Guilherme Camilo Rezende, sob a orientação do professor André Pimenta Freire. Foi desenvolvido no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O que tornou este aplicativo tão ''falado'' nos últimos dias? 

É que ele conquistou o primeiro lugar no 3º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web Todos@Web, na categoria “Aplicativos e Tecnologias Assistivas”.
A solenidade de premiação foi realizada no dia 5 de dezembro de 2014, no auditório do Memorial da Inclusão, em São Paulo-SP. (Leia a reportagem completa no  Site da ASCOM/UFLA). 

Com toda essa repercussão positiva, ele foi tema de reportagens da TV Universitária da UFLA, além do Jornal Regional da EPTV (afiliada da Rede Globo no Sul de Minas) e, mais recentemente, no telejornal Bom Dia Minas, exibido pela Rede Globo Minas.

Como baixá-lo? 

Na verdade, ele é uma extensão do Google Chrome, que será adicionada ao referido navegador. Ah! Importante: ele é GRATUITO! Para baixá-lo, basta acessar este link usando o GOOGLE CHROME. Quando a janelinha abrir, procure o botão azul, no qual está escrito ''Gratuito''. Clique nele. Vai abrir uma outra janelinha, e clique em ''OK'' após ler seu conteúdo. PRONTO!!! Ele é todo seu, rerrerré! Agora, feche o navegador e abra de novo.

Como usá-lo? 
Quando vc reabrir o navegador e acessar a internet, aparecerá, no canto superior da sua tela, uma ''reguazinha'' com diversos ícones indicativos de tarefas. Aí você escolhe suas configurações: tamanho de fonte, espaçamento de letras, linhas e parágrafos, cor de fundo do texto, cor de fonte, e... ''voilà''!

DICAS ADICIONAIS: 

Apesar do nome ''WebHelp Dyslexia'' (uma vez que foi pensado inicialmente para ser uma tecnologia destinada a pessoas com Dislexia), ele atende a significativa parte das necessidades visuais de alguém que possui a Síndrome de Irlen (um problema de visão pouco conhecido). Mesmo que você tenha a Síndrome de Irlen SEM concomitância com Dislexia, é muito interessante você utilizá-lo! Testado e aprovado, rerrerré! (Para saber mais sobre a Síndrome de Irlen, visite esta fanpage, que também é de minha autoria).

Para a galera com baixa visão, também recomendo o referido aplicativo. Se você faz parte da turma que lê melhor com letras brancas em fundo preto, e necessita de ampliação de caracteres... talvez seja uma alternativa interessante para você também!! O que está esperando? Baixe já o seu WebHelp!!!

O aplicativo funciona apenas para páginas web. Logo, arquivos em PDF não conseguem ter seus aspectos visuais alterados pelo WebHelp. Maaas... nem tudo está perdido, meu caro leitor! Salve o arquivo em seu computador, em formato HTML,e depois o abra novamente ... isto permitirá que o WebHelp faça o ''serviço'' dele, rerrerré!!!

Ele ainda está em versão ''beta'' - que é a primeira versão de um aplicativo/software. Conversando informalmente com os desenvolvedores dele, soube que há planos de aperfeiçoamento dele, à medida em que forem sendo lançadas novas versões do mesmo. (Uhrrúú!! Oba!!!)

E você, o que achou? Já tentou ler o ''Sopa'' usando o WebHelp? Comente aí abaixo!!!