domingo, 12 de junho de 2016

EXISTEM OUTRAS MARCAS DE ÓCULOS PARA CORRIGIR SÍNDROME DE IRLEN?

Por: Débora Rossini 

Oooooopa!!! O post de hoje vem tirar uma dúvida que, vira e mexe, vem na cabeça de quem possui o distúrbio de visão denominado Síndrome de Irlen - ou então de seus familiares (sobretudo pais) que, frequentemente, ajudam a custear financeiramente o tratamento para correção desse problema oftalmológico. A dúvida, como se pode perceber, é exatamente a pergunta que intitula este texto. 


Mas por quê?


Explico: é que os óculos com lentes filtrantes Irlen são caros, e de difícil aquisição. Isto porque no Brasil não há laboratório especializado na fabricação deles. Sendo assim, o Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães (referência em oferecer tratamento para a Síndrome de Irlen) necessita enviar os óculos dos pacientes para um laboratório especializado nos Estados Unidos, a fim de colocar os filtros coloridos nas lentes... o que aumenta não só o custo financeiro dos óculos, mas também o tempo de espera... entre o dia da encomenda e o dia da chegada dos óculos às mãos do paciente, pode levar entre 1 mês e meio, a 2 meses!!!! 


Então, vira-e-mexe nas redes sociais, em fanpages sobre o assunto (como a minha fanpage "Driblando e Vencendo a Síndrome de Irlen", por exemplo), e também
 em grupos de debate sobre Síndrome de Irlen (como este que eu criei no facebook), ''CHOVEM'' perguntas e comentários de internautas, como estes: 

"-Tem outras marcas de lentes filtrantes para óculos, que corrijam Síndrome de Irlen?" 


''-As lentes Irlen tem alto custo, e eu vi na minha cidade/estado que tem uma outra marca de lentes filtrantes, com várias opções de cores para o usuário. Eu testei a marca ''X'' e deu certo para mim".


"- Vi na internet sobre a marca ''Y", então eu fui a um oftalmologista na minha cidade/estado, tive a prescrição, e as lentes dão um alívio"


Etc, etc, etc...

Um internauta, seguidor da minha fanpage e participante de um grupo de discussões no facebook, foi fazer sua consulta de retorno oftalmológico para ver se seus filtros de Irlen estavam ok. Ele aproveitou e fez uma série de perguntas à oftalmologista, que é especialista no assunto, e trouxe este relato sensacional!
 
No caso, as perguntas eram referentes às diferentes marcas de lentes filtrantes que existem no mercado - e se essas outras marcas poderiam equivaler aos filtros Irlen em termos de eficiência, mas a um custo financeiro menor.


Pedi a autorização dele para publicação, e ele respondeu: "-Fique à vontade! 'Tamo' juntos nessa empreitada da S.I. no Brasil!" 


Então... vamos à transcrição do relato do leitor! :-) Já publiquei ele em minha fanpage, e re-publico ele aqui: 


' Olá pessoal, tudo bem? Cheguei em casa depois da viagem a BH para fazer o retorno anual de S.I [Síndrome de Irlen].
Como prometido, levei nossas dúvidas [de um grupo de discussão de internautas no Face] a Dra. Márcia Guimarães- que respondeu com muita boa vontade, e tentarei repassar com máximo de detalhes o que ela me explicou.
1- Visão subnormal é diferente de Síndrome de irlen. Então os filtros feitos pra diferentes tipos de problemas de visão subnormal não são feitos pra portadores de S.i. Há casos q alguns foram experimentar essas lentes medicinais devido ao menor custo mas acabaram passando mal. Para relembrar, são filtros diferentes, de materiais diferentes para finalidades diferentes.
2-A Dr Márcia entrou em contato com a [fabricante] Segment sobre a fabricação dos filtros para tentar obter dados técnicos para compara-los aos feitos pelo Instituto Irlen, porém a Dr Marcia não conseguiu contato para obter tais especificações.
3-A respeito das lentes Zeiss, não são pra Irlen e eu mesmo fiz o teste com esses filtros que são para atender outros problemas e no meu caso percebi que para meu problema de irlen não ajudaria em nada. A Dr Márcia conhece a fábrica da Zeiss na Alemanha e conhece muito bem os produtos que essa empresa fabrica.
4-a Dr. Márcia tem feito esforços para fazer um laboratório de filtros Irlen para o Brasil, pois podem ter certeza ela é a primeira em pensar facilitar a aquisição dos filtros e a Dr. faz questão que a equipe saiba de como lidar com nós portadores de S.I. e também com nossas dificuldades .
5-Na foto [no fim deste texto] , baseado no meu caso, a overlay é da cor pêssego que me ajuda bastante - o que não quer dizer que os filtros serão da mesma tonalidade. Fizemos um teste, e os filtros da cor pêssego não me ajudariam nada na irlen, e sim os filtros cinza escuro, que deram mais conforto e tolerância a luminosidade. Temos que ter muito cuidado pois estamos lidando com um órgão tão importante quanto qualquer outro. Uma equipe preparada para detectar e tratar S.I. é de suma importância para melhora do paciente. 
Espero ter ajudado, e torçamos para os filtros serem um dia fabricados aqui. Parabéns a toda equipe do Holhos, todos de Parabéns!! Valeu, gente, forte abraço a todos!"


[Descrição da foto para os internautas com deficiência visual: aparecem, sobre uma mesa, um par de lentes filtrantes de teste da Síndrome de Irlen, da cor pêssego, e uma overlay da mesma cor ao lado delas. Aparece também um par de lentes de teste de Síndrome de Irlen, na cor cinza-escura. Fonte: arquivo enviado pelo leitor.]

Então, galerinha com SI... viram só a diferença principal entre os diversos tipos de lentes filtrantes?? 

Fiz, anteriormente, uma outra postagem com as "Perguntas Mais Frequentes" dos internautas sobre Síndrome de Irlen. Para lê-la, clique aqui neste link. Boa leitura! 

GOSTOU DO TEXTO? COMENTE ABAIXO!!! 

43 comentários:

  1. Oi... Vou contar um pouco sobre a minha história. Sou homem tenho 23 anos, em 2012 fui em um screener e descobri que sou portado da Síndrome de Irlen (em um grau severo), fui encaminhado para o Hospital de Olhos em BH. Lá fiz todo os exames e a escolha da cor dos filtros. No meu caso foram 3 cores juntas que davam um tom azul escuro. O óculos levou 2 meses para chegar. Paguei em media R$ 2500,00 (na época no dolar não tava tão caro). Então passei usar o óculos o dia interio, só que tinha medo de deixar cair, de expor ao sol e de perde... Uma dia eu fui em uma Otica perto de casa e perguntei se teria jeito de imitar a cor do meu óculos em outra armação, eu expliquei sobre a S.I. e o objetivo do filtro. A moça da Otica, bem otimista, disse que consegue fazer então eu deixei meu filtro la e fui no dia seguinte ver como ficou. E eu fiquei chocado com o resultado. A moça fez o óculos da mesma cor com os filtros de proteção solar: UVA E UVC. Quando eu coloquei óculos eu fiquei impressionado com o resultado, foi melhor que o próprio óculos feito nos EUA. Eu nem acreditei que fosse possível porque só custou R$150,00 e levou menos de 24h para ficar pronto. Eu ja estou a 2 anos usando este oculos feito na rua da minha casa kkkkkkk E o óculos da SI feito nos EUA larguei no meu guarda-roupa, nunca mais usei, hoje em dia ele ate perdeu a cor. Já o que eu fiz na Otica da minha rua continua firme, sem perder a cor e olha que eu vou pro sol com ele e ate pra piscina, ele é muito resistente, barato, rápido e eu posso mandar fazer em qualquer armação com ou sem grau...XD

    Eu acho que seria legal se alguem que possue os filtros pedir em para alguma Otica imitar a cor, vai que funciona como foi comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível descobrir a marca das lentes, sem querer demais informar a ótica. Grande Abraço, Faria Jr. 33 988830051

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?

    Acredito que, como cada organismo funciona de um jeito (e como cada paciente de Síndrome de Irlen tem suas especificidades beeem individualizadas, em termos de correção), ocorreu que você, felizmente, tenha conseguido se adaptar às lentes fabricadas na óptica em sua própria cidade! =D Que bom!

    Já li relatos de internautas que, assim como você, pediram que copiassem a coloração das lentes em alguma óptica e que deram certo... MAAAS também li vários relatos de outros que tentaram e que não deu certo (acabaram se sentindo mal com as cópias das lentes.) :-/ Ou seja, tentar outras marcas de lentes filtrantes (para pacientes de Síndrome de Irlen) é um processo de tentativa-e-erro que pode coincidir de dar certo, mas tem grandes chances de não funcionar, fazendo o paciente "jogar dinheiro fora".

    Por isto que, até o momento, as lentes originais de Irlen acabam sendo, na atualidade, a solução mais segura, com chances maiores de dar certo.

    Vamos torcer para que seja trazida a produção de lentes Irlen para o Brasil, de forma que diminua muuuuito os custos e o tempo de espera, não é? ;-)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Debora, Parabéns pelo seu cuidado em divulgar informações seguras para os interessados em saber mais sobre a Sindrome de Irlen e outros deficits que afetam o processamento visual bem como conduzir discussões de maneira sensata e construtiva. O mais importante é considerar sempre que tais alterações requerem uma avaliação em etapas de complexidade crescente envolvendo, antes de mais nada uma consulta oftalmologica feita por um medico especialista que vai tratar ou eliminar outros fatores que podem afetar a visão como problemas refracionais ( miopia, astigmatismo, etc), estrabismicos, doenças oculares, etc ANTES de serem considerados deficits neurosensoriais. Os demais testes envolvem outros niveis de informação colhidos por uma equipe multidisciplinar dotada de competencias específicas para este tipo de atendimento. Vejo com preocupação tentativas de banalização de um recurso optico que deveria ser prescrito com responsabilidade e conhecimento cientifico - relatos como o do "anonimo" acima colocam em risco uma metodologia séria ( lentes com filtros) que tem sido usada pela oftalmologia há muitos anos com muito sucesso. Aliás, é inclusive vedado a prescrição de lentes e filtros por profissionais não medicos. Em praticamente todas as áreas e mais ainda em áreas de alta tecnologia, existe uma relação entre custo, qualidade e segurança. Não há milagres: as Lentes Zeiss por exemplo, são referencia universal em qualidade optica. O Instituto Irlen tem igualmente grande esmero na fabricação dos filtros - pedir a um atendente de loja e se dispor a "usar uma lente igualzinha" feita a um custo muito menor é uma irresponsabilidade que raramente seria vista não fosse este um país onde a Lei do Gerson ainda funciona em certos segmentos. Infelizmente, por isto, muitas empresas sérias hesitam em se instalar por aqui. Saúde é coisa seria e qualidade também

    ResponderExcluir
  4. O comentário acima é da Dra. Marcia Guimaraes, oftalmologista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dra. Márcia!
      Fico satisfeita em ver que a Sra., como profissional especialista no assunto, deu um parecer, aqui neste espaço de discussões!

      Assim sendo, é uma referência "de peso", para ajudar os demais internautas em suas decisões!

      Um grande abraço, e volte sempre!

      Excluir
  5. comentário do anônimo sem validade...
    Fosse fácil a aquisição a Dr. Márcia Guimarães seria a primeira a divulgar tal situação.
    Quem comentou usou certo deboche e como disse a Dr., o tratamento vai além do uso dos filtros e da repercussão que os mesmos podem causar para nosso organismo, temos que ser cautelosos nesse ponto.
    Ótimo comentário Débora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que eu tinha dito antes, Rafael... cada organismo funciona de um jeito! ;-)

      Se os óculos tingidos na óptica deram certo para o internauta anônimo,ok.

      No entanto, a esmagadora parcela das pessoas que possui problemas como a Síndrome de Irlen necessita de óculos feitos "sob medida" para cada uma delas!

      Seria situação análoga à das pessoas que necessitam de óculos para leitura, com grau para perto. Enquanto várias vão na loja e compram prontos (testando um por um até ver qual deles dá certo, e ok), outras vão ao médico e fazem todos os exames, até encontrar o grau exatamente sob medida para elas com a ajuda de oftalmologista capacitado para tal. ;-) Para uns pode dar certo, mas para outros não... e pode até fazer com que a pessoa passe mal com os óculos inadequados! :-/

      Grande abraço... e volte sempre! :-)

      Excluir
  6. Não seria possível adquirir a lâmina e colocá-la em uma armação de óculos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? :)

      Muito interessante sua pergunta! :-D Bom, vamos lá:

      As tecnologias empregadas nos óculos e nas lâminas são diferentes! Através de mecanismos distintos, os óculos e as lâminas trazem mais conforto para o paciente com Síndrome de Irlen.

      No caso dos óculos, eles possuem lentes filtrantes, que tiram certas "frações" da luz do ambiente que seriam justamente as que incomodam o paciente. (Importante lembrar que a luz branca é, na verdade, uma mistura de ondas luminosas, com frequências diferentes. Para o paciente com Irlen, algumas dessas frequências os incomodam, causando os sintomas característicos.) Tanto é que a pessoa com Irlen, quando coloca os óculos com filtros, ela vai enxergar transparente através deles, da mesma forma que uma pessoa com óculos de grau transparentes comuns enxerga, (e não com a cor colorida de suas lentes). Curioso, não é? :) Por isso que óculos escuros ou coloridos comuns não resolvem o problema, mas sim apenas os óculos filtrantes indicados para correção deste distúrbio de visão!

      Já as lâminas aliviam o desconforto visual por OUTRO mecanismo: alterando a cor de fundo de um papel branco impresso. O papel branco traz incômodo para um paciente de Irlen ler, pois reflete a luz branca, trazendo ofuscamento dos caracteres a serem lidos. Assim, a lâmina colorida irá interferir na reflexão da luz (e não na filtragem desta, como nos óculos...) Assim, faz com que a superfície a ser lida tenha uma cor de fundo mais agradável e confortável ao paciente.

      É por isso, então, que NÃO é possível colocar a lâmina nos óculos para ler! Inclusive, por incrível que pareça, tem paciente que tem lâmina de uma cor e óculos de outra!!! Pode até coincidir de ser a mesma cor, mas muitas vezes não é a mesma... Curioso, né? :)

      Espero ter esclarecido sua dúvida... Grande abraço, e continue acompanhando o Blog! =)

      Excluir
  7. Boa tarde meu nome Davidson Murta

    onde consigo comprar as lâminas ou o óculos para minha filha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Davidson! Tudo bem?

      No caso de obter as lâminas, entre em contato com o(a) Screener que fez o diagnóstico de sua filha.

      Caso ainda ela não tenha o diagnóstico feito, clique no link a seguir para encontrar em sua cidade um profissional apto a fazer esta triagem:

      http://fundacaoholhos.com.br/profissionais/

      Aí,caso sua filha tenha diagnóstico positivo da Síndrome de Irlen, o profissional irá verificar se as lâminas para leitura e papeis coloridos são suficientes para ela. Se for suficiente, ok; mas se for mais grave, a ponto de precisar também dos óculos, aí ela será encaminhada para o Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães (em Belo Horizonte/MG), que é referência no tratamento de Síndrome de Irlen. A aquisição dos óculos (quando necessários) é feita através do referido Hospital).

      Espero ter ajudado... Grande abraço, e boa sorte!!!

      Excluir
  8. Oi ainda estou me inteirando sobre a síndrome de Irlen. Meu filho de 7 anos foi diagnosticado hj com a síndrome depois de quase 3 anos de corridas a médicos, psicólogos, pedagogos e fonos. Agora ainda estou assustada e pesquisando sobre tudo que posso para ajudá-lo. Já encomendamos a folha que parece um acetato para ajudá-lo na leitura mais me interessei sobre os óculos que acho que para criança é mais prático . Porque a folha tem risco de perderem. Como posso fazer os óculos? Se passar ele no oftalmologista dele consigo fazer o óculos? Obrigada e desculpem a ignorância sobre o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sônia! Relaxa... é um prazer responder aos internautas... estou aqui para isso, hehe! =D

      Bom... cada caso de Síndrome de Irlen é um caso. O que deve ser levado em conta para avaliar se faz os óculos ou se só usa overlay/papel colorido, depende da RECOMENDAÇÃO DO(A) SCREENER E DA GRAVIDADE DO CASO. Isto porque, se for "só" pela "capacidade de perder", isso, tanto os óculos quanto overlays estão sujeitos, infelizmente... assim como qualquer objeto, hehe! :-(

      O seu filho tem grau leve, ou moderado, ou severo da Síndrome de Irlen? Pergunto isso por causa do custo-benefício, já que em casos mais leves as overlays (e papeis coloridos para escrever) já são suficientes. Veja só:

      Uma overlay (a lâmina de acetato) não é tão cara. Já os óculos têm custo beeem mais elevado, e correm o risco de quebrar, ter de trocar todo ano (ou porque os filtros desbotam, ou porque a criança cresce e a armação fica pequena, etc). Além de uma criança poder perder ele do mesmo jeito que perderia uma overlay, certo? Então, o ''prejuízo" de se estragar ou perder uma overlay (que custa em torno de 40 reais) é BEM MENOR do que se estragar ou perder um óculos de Irlen, que sai por cerca de 2000 reais, certo? Além disso, como as lentes com filtros são importadas, se vc encomenda hoje, só vai tê-las prontas daqui a 2 meses.

      MAAAS CASO o profissional que fez o diagnóstico de Irlen em seu filho tenha dito que o caso dele é severo e que ele PRECISA dos óculos, aí,sim, as overlays não serão suficientes, e DEVE-SE SIM, fazer os óculos. Aí, tem de ir em oftalmologista especializado em Síndrome de Irlen. Por enquanto, tem apenas em Belo Horizonte, no Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães. A equipe de lá é muito boa, super-profissional... recomendo mesmo !!! =D :-)

      Espero ter ajudado... Converse com o Screener que fez o diagnóstico do seu filho, e veja o custo-benefício dos óculos. Se ele(a) disser que para o caso do garoto NECESSITA e compensa, então... Faça os óculos,sim, que eles ajudam muito para quem tem graus mais severos! =)

      Espero ter ajudado... Grande abraço, e boa sorte para você e seu filho!!!

      Excluir
  9. Acho importante que as pessoas que estudam esta sindrome e que sabem como e porque os filtros devem ser fabricados desta ou daquela maneira que divulguem cientificamente esta informação a todas as oticas e a todos os oftalmologistas. Sem ficar guardando para si proprios o grande "segredo" de como confeccionar as lentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Claudia! Tudo bem?
      Acontece que as lentes de Irlen sao patenteadas, pelo laboratorio americano de nome homonimo... por isso que tal tecnologia ainda nao eh utilizada por outras marcas de lentes! ;-) Grande abraco... e volte sempre! :)

      Excluir
  10. Meu filho precisa de usar os óculos com as lentes coloridas, porém a relação custo-benefício está longe de ser satisfatória já que ele tem miopia e o grau está mudando a cada 6 meses.
    Ainda preciso ir a Belo Horizonte e não tenho condições financeiras pra tudo isso em tão pouco intervalo de tempo.
    Esse tratamento precisa ser mais acessível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Eugênia! Para casos como o seu - e de muitos outros internautas, rsrs! -, veja o post cujo link se segue. Ele dá dicas de como conseguir o tratamento de Síndrome de Irlen custeado pelo governo, para quem tem dificuldades financeiras! =)

      (Se não conseguir abrir o link a seguir, copie e cole ele em seu navegador. Espero ter ajudado!) :)

      https://sopadenumerosecalculos.blogspot.com.br/2017/04/como-conseguir-seus-oculos-de-irlen-bem.html?showComment=1503617111416#c5545295324969343177

      Excluir
  11. Para mim inda nao foi respondido tecnicamente a diferença desse lente importada , para as comercializadas aqui , a unica coisa q citam é que é diferente . E se as mesmas forem iguais , falo tecnicamente , como iremos diferenciar ? Se nem o proprio laboratorio respondeu , conforme post acima :

    "2-A Dr Márcia entrou em contato com a [fabricante] Segment sobre a fabricação dos filtros para tentar obter dados técnicos para compara-los aos feitos pelo Instituto Irlen, porém a Dr Marcia não conseguiu contato para obter tais especificações."

    Sou muito desconfiada uma vez que somente uma otica vende e detem esse mercado . Confesso que comprei a lente como indicam acima ( importada) , ainda nao recebi , mas irei investigar e gostaria de quem tivesse mais informacoes me passassem tb .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carla!
      Bom, sou leiga no assunto, mas vou tentar explicar o que entendi até então:

      A Síndrome de Irlen consiste, basicamente, em uma ''alergia" oftalmológica a certos comprimentos de onda da luz branca visível - e que cada pessoa com este problema tem uma quantidade de comprimentos de onda que lhe causam sensibilidade. Logo, os filtros Irlen seletivos são justamente para fazer o bloqueio dos comprimentos de onda luminosa que causam desconforto . Os filtros Irlen possuem centenas de combinações, de forma que cada paciente tem um filtro personalizado, que atenda a ELE. Pode acontecer de 2 pacientes usarem óculos de irlen aparentemente da mesma cor, mas que bloqueiam comprimentos de onda de luz diferentes.

      Já os que existem por aqui, por enquanto não dispoem dessa tecnologia. Há quem relate melhora usando filtros de outras marcas, mas, como sabemos, cada organismo reage de um jeito. Por isso, a tecnologia Irlen patenteada é, até o momento, a que parece ser a mais segura e eficiente para solucionar a maioria dos casos. =)

      Espero ter ajudado a esclarecer... Grande abraço! E volte sempre aqui no blog! :)

      Excluir
  12. Pessoal! Cuidado com as propagandas enganosas... existe um tal "surto" desta síndrome que está impactando na compra dos óculos caríssimos e que tem muito mais por trás disso! Marketing e até mesmo treinamentos direcionados para professores identificarem em seus alunos! Procure uma equipe multidisciplinar séria. Aqui em Minas Gerais está sendo formado um grupo com neuropediatra e oftalmos... famílias estão sofrendo em ter este diagnóstico que envolvem uma complexidade de fatores sem que seja tão conclusivo assim.
    Apenas chamo para reflexão e que vocês não se enganem facilmente....
    Nota: acabo de sair de uma reunião multidisciplinar com várias autoridades neste assunto. Então, meus olhos estão beeem abertos para este assunto!
    Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, tudo bem?
      Bom, nao eh que esteja acontecendo um "surto" (como voce msm disse)... o que acontece eh que, com mais acesso ao tratamento, obviamente tem um numero maior de diagnosticos! :-) E muita gente que passou a usar tais oculos - sejam adultos, adolescentes, criancas- tiveram uma incrivel melhora na qualidade de vida! :-)

      Minha dica: procure entrar em contato com pacientes ( sobretudo adultos), pais de pacientes,,procure ver artigos nacionais - E INTERNACIONAIS!- sobre o tema... tenho certeza de que vc e seus colegas vao ter um aprendizado fantastico sobre esta Sindrome... o que pode inclusive dar um diferencial positivo em suas carreiras! :-)

      Para ver historias incriveis de pacientes, de todas as idades, sugiro que visite o blog "Sindrome de Irlen - Disfuncao Visual Relacionada a Luminosidade" ( cuja autora eh paciente adulta e mae de 2 filhos tbm com a Sindrome), a fanpage " Driblando e vencendo a Sindrome de Irlen" (de minha autoria) e a fanpage "Irlen Existe Sim" ( de autoria coletiva). Espero que gostem!!

      Forte abraco!

      Excluir
    2. Fui diagnosticada com síndrome de irlen severa. Gostaria de conversar um pouco mais com você. Obrigada

      Excluir
    3. Olá, Samela! Tudo bem?
      O email de contato é sopanumeros@gmail.com . Fique à vontade para escrever e trocar ideias!!! =D Estou aguardando! :-)

      Excluir
  13. vocês podem passar o contato do fornecedor dessas lentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o Instituto Irlen da Califórnia. É só googlar "The Irlen Institute", que você encontra o site deles e o contato. Está em inglês. ;-)

      Excluir
  14. Meu filho usa há um ano e meio os filtros feitos pelo Instituto Irlen, ele não tem todos os sintomas apresentados pela síndrome, verifiquei que após uso melhorou alguns aspectos, mas na escola continuava sem aprendizado. Mas não entendo o porquê estes filtros também não são fabricados nos Brasil, acho também que existe comércio por trás disto, uma única ótica, vizinha ao hospital que vende, tem os preços dos filtros sem armação em um total de 3.500, ainda tem quase 300.00 de envio para os EUA. Então se já cobram envio, porque só as lentes são tão caras?? Acredito que devia sim ter mais explicações a respeito do laboratório fabricante e as diferencas existente relacionadas aos filtros vendidos aqui. Há um monopólio muito grande, mas acredito que exista a Síndrome sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mônica! Me parece que há um projeto em andamento, paramque futuramente tais lentes sejam fabricadas aqui mesmo - diminuindo, assim, os custos extras que existem, pelo fato de as lentes serem importadas. Vamos aguardar... tomara! =)

      Excluir
  15. Olá, boa tarde!

    Meu filho de 7 anos foi diagnosticado com síndrome de Irlen por uma screener em Brasília. Estou pesquisando sobre o assunto para leva-lo à BH.

    Alguém pode me informar quais são os valores da consulta, exames e o tal óculos?

    Alguém sabe informar o nome e/ou o contato do laboratório na Califórnia que produz as lentes?

    Alguém já enviou a armação e a receita da médica de BH diretamente para o laboratório nos EUA?

    Alguém sabe qual o valor das lentes adquirindo-as no laboratório que as produz?

    Sabem informar se podemos enviar diretamente ao laboratório a receita/exames para fabricação das lentes e quando estas chegarem levar a uma ótica daqui só para o corte e montagem na armação?

    Alguém já tentou fazer as lentes diretamente com o fabricante nos EUA, sem mais intermediários? Isso é possível? Sendo possível, qual o procedimento é custos?

    Certo da compreensão, desde já, agradeço a atenção e o feedback se alguém tiver respostas pós questionamentos acima.

    Cordialmente,

    Marcelo Abreu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo, neste caso deve-se entrar em contato com o Instituto Irlen da Califórnia, que fabrica as lentes. Mas de toda forma, é necessário fazer os exames e ter a indicação correta das lentes. Por isso é importante passar pelo exame médico em BH. Abraços!

      Excluir
  16. PODE SURGIR EM PESSOA IDOSA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo(a)!Pode acontecer de a pessoa idosa já ter a predisposição genética para Síndrome de Irlen e, ao longo da vida, ter manifestações mais brandas (que fizessem com que a Síndrome passasse despercebida) - e, então, sentir a piora dos sintomas em idade avançada (devido a mudanças hormonais, uso de medicamentos, maior exposição a luzes fortes, etc.)

      Outra coisa que pode acontecer é que existem pessoas que PASSAM a desenvolver os sintomas da Síndrome de Irlen após algum acidente no qual tenha traumatismo craniano/concussão.

      De qualquer forma, é importante que a pessoa vá a um especialista - e caso o diagnóstico seja positivo, que faça o tratamento usando os óculos com filtros espectrais... isso, sem dúvida, aumentará a qualidade de vida do indivíduo! =)

      Excluir
  17. Quais as empresas que fazem a solicitação aqui no Brasil, além da vision for you?

    ResponderExcluir
  18. Olá! Caso vc já tenha o diagnóstico de Síndrome de Irlen e a indicação da cor EXATA da lâmina (ou conjunto de lâminas sobrepostas) que vc precisa, entre em contato com a ótica Vision for You, de Nova Lima/MG, que certamente te darão maiores informações. No momento, até aonde eu sei, ela é a única representante autorizada (por enquanto) para comercializar produtos visando à correção da Síndrome de Irlen em pacientes já diagnosticados.

    Mas se você não possui a Síndrome, e quer ter o kit de lâminas para finalidade escolar/pedagógica, para equipar salas de recursos assistivos para inclusão de alunos em escolas ou universidades, aí vc tem de ter feito o curso de Screener oferecido pela Fundação Hospital de Olhos, de Belo Horizonte - e comprovar que é Screener credenciada, para comprar as lâminas...

    Espero ter ajudado! =) Forte abraço!!

    ResponderExcluir
  19. QUAL O VALOR DAS LENTES ?

    ResponderExcluir
  20. Boa noite...
    Gostaria de deixar meu relato... meu filho está no 4°ano e só agora descobri o que se passava com ele...
    Após percorrer inúmeros consultórios fomos alertados sobre a possível chance de ter síndrome de irlen... terminamos os exames hoje e finalmente está tudo resolvido...
    Ele irá usar dois tipos de filtros... os valores varia conforme a necessidade de cada pessoa e tbm do valor do dólar...
    Quanto às lâminas elas custam 62 reais... mas tbm são disponibilizadas pela prefeitura de BH nas escolas para que crianças tenham melhores condições de estudo...
    A Dra Márcia realmente é excelente e sanou todas nossas dúvidas em relação aos exames e sobre a necessidade dos filtros...
    Amanhã definiremos os óculos e sinceramente tenho certeza que são necessários e mudaram a condição de vida de meu filho para melhor...

    ResponderExcluir
  21. Oi SOU Rosa mãe da Gabrielle além dela ter síndrome de Irlem ela tem dislexia gostaria que me informasse aonde eu posso fazer esse oculto mais em conta

    ResponderExcluir
  22. Sou técnico em óptica há 42 anos e bacharel em optometria há 17 anos. Na síndrome de irlen, a avaliação deveria referir a frequência luminosa e porcentagem de atenuação na qual o paciente reporta a melhor qualidade visual e encaminhar para ópticas a confecção dos óculos, evitando monopólios e preços elevados.

    ResponderExcluir
  23. Olá, minha irmã foi diagnosticada com S.I, ela também tem miopia e todo ano o grau aumenta. Foi solicitado o óculos pela especialista. Porém, queria saber se há um jeito de fazer o óculos só com as lentes coloridas e sem o grau. Aí ela usaria um óculos em cima do outro, como faz quando vai ao cinema assistir filme 3D. Porque o óculos de grau ela precisa trocar todo ano, e assim não iria precisar trocar as lentes especiais já que são muito caras.

    ResponderExcluir
  24. boa noite, gostaria de saber onde comprar as lâminas de overlay aqui no brasil, pois só encontro nos EUA ou no mercado livre aqui, mas mesmo assim vem de lá.

    ResponderExcluir