domingo, 12 de junho de 2016

EXISTEM OUTRAS MARCAS DE ÓCULOS PARA CORRIGIR SÍNDROME DE IRLEN?

Por: Débora Rossini 

Oooooopa!!! O post de hoje vem tirar uma dúvida que, vira e mexe, vem na cabeça de quem possui o distúrbio de visão denominado Síndrome de Irlen - ou então de seus familiares (sobretudo pais) que, frequentemente, ajudam a custear financeiramente o tratamento para correção desse problema oftalmológico. A dúvida, como se pode perceber, é exatamente a pergunta que intitula este texto. 


Mas por quê?


Explico: é que os óculos com lentes filtrantes Irlen são caros, e de difícil aquisição. Isto porque no Brasil não há laboratório especializado na fabricação deles. Sendo assim, o Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães (referência em oferecer tratamento para a Síndrome de Irlen) necessita enviar os óculos dos pacientes para um laboratório especializado nos Estados Unidos, a fim de colocar os filtros coloridos nas lentes... o que aumenta não só o custo financeiro dos óculos, mas também o tempo de espera... entre o dia da encomenda e o dia da chegada dos óculos às mãos do paciente, pode levar entre 1 mês e meio, a 2 meses!!!! 


Então, vira-e-mexe nas redes sociais, em fanpages sobre o assunto (como a minha fanpage "Driblando e Vencendo a Síndrome de Irlen", por exemplo), e também
 em grupos de debate sobre Síndrome de Irlen (como este que eu criei no facebook), ''CHOVEM'' perguntas e comentários de internautas, como estes: 

"-Tem outras marcas de lentes filtrantes para óculos, que corrijam Síndrome de Irlen?" 


''-As lentes Irlen tem alto custo, e eu vi na minha cidade/estado que tem uma outra marca de lentes filtrantes, com várias opções de cores para o usuário. Eu testei a marca ''X'' e deu certo para mim".


"- Vi na internet sobre a marca ''Y", então eu fui a um oftalmologista na minha cidade/estado, tive a prescrição, e as lentes dão um alívio"


Etc, etc, etc...

Um internauta, seguidor da minha fanpage e participante de um grupo de discussões no facebook, foi fazer sua consulta de retorno oftalmológico para ver se seus filtros de Irlen estavam ok. Ele aproveitou e fez uma série de perguntas à oftalmologista, que é especialista no assunto, e trouxe este relato sensacional!
 
No caso, as perguntas eram referentes às diferentes marcas de lentes filtrantes que existem no mercado - e se essas outras marcas poderiam equivaler aos filtros Irlen em termos de eficiência, mas a um custo financeiro menor.


Pedi a autorização dele para publicação, e ele respondeu: "-Fique à vontade! 'Tamo' juntos nessa empreitada da S.I. no Brasil!" 


Então... vamos à transcrição do relato do leitor! :-) Já publiquei ele em minha fanpage, e re-publico ele aqui: 


' Olá pessoal, tudo bem? Cheguei em casa depois da viagem a BH para fazer o retorno anual de S.I [Síndrome de Irlen].
Como prometido, levei nossas dúvidas [de um grupo de discussão de internautas no Face] a Dra. Márcia Guimarães- que respondeu com muita boa vontade, e tentarei repassar com máximo de detalhes o que ela me explicou.
1- Visão subnormal é diferente de Síndrome de irlen. Então os filtros feitos pra diferentes tipos de problemas de visão subnormal não são feitos pra portadores de S.i. Há casos q alguns foram experimentar essas lentes medicinais devido ao menor custo mas acabaram passando mal. Para relembrar, são filtros diferentes, de materiais diferentes para finalidades diferentes.
2-A Dr Márcia entrou em contato com a [fabricante] Segment sobre a fabricação dos filtros para tentar obter dados técnicos para compara-los aos feitos pelo Instituto Irlen, porém a Dr Marcia não conseguiu contato para obter tais especificações.
3-A respeito das lentes Zeiss, não são pra Irlen e eu mesmo fiz o teste com esses filtros que são para atender outros problemas e no meu caso percebi que para meu problema de irlen não ajudaria em nada. A Dr Márcia conhece a fábrica da Zeiss na Alemanha e conhece muito bem os produtos que essa empresa fabrica.
4-a Dr. Márcia tem feito esforços para fazer um laboratório de filtros Irlen para o Brasil, pois podem ter certeza ela é a primeira em pensar facilitar a aquisição dos filtros e a Dr. faz questão que a equipe saiba de como lidar com nós portadores de S.I. e também com nossas dificuldades .
5-Na foto [no fim deste texto] , baseado no meu caso, a overlay é da cor pêssego que me ajuda bastante - o que não quer dizer que os filtros serão da mesma tonalidade. Fizemos um teste, e os filtros da cor pêssego não me ajudariam nada na irlen, e sim os filtros cinza escuro, que deram mais conforto e tolerância a luminosidade. Temos que ter muito cuidado pois estamos lidando com um órgão tão importante quanto qualquer outro. Uma equipe preparada para detectar e tratar S.I. é de suma importância para melhora do paciente. 
Espero ter ajudado, e torçamos para os filtros serem um dia fabricados aqui. Parabéns a toda equipe do Holhos, todos de Parabéns!! Valeu, gente, forte abraço a todos!"


[Descrição da foto para os internautas com deficiência visual: aparecem, sobre uma mesa, um par de lentes filtrantes de teste da Síndrome de Irlen, da cor pêssego, e uma overlay da mesma cor ao lado delas. Aparece também um par de lentes de teste de Síndrome de Irlen, na cor cinza-escura. Fonte: arquivo enviado pelo leitor.]

Então, galerinha com SI... viram só a diferença principal entre os diversos tipos de lentes filtrantes?? 

Fiz, anteriormente, uma outra postagem com as "Perguntas Mais Frequentes" dos internautas sobre Síndrome de Irlen. Para lê-la, clique aqui neste link. Boa leitura! 

GOSTOU DO TEXTO? COMENTE ABAIXO!!! 

sexta-feira, 10 de junho de 2016

E quando os óculos para Síndrome de Irlen não corrigem tudo???

Por: Débora Rossini 

Oooopa! O texto de hoje tem como público-alvo a galera com Síndrome de Irlen que, mesmo tendo feito todos os testes para utilizar os óculos com filtros espectrais, e os exames estarem corretos, ainda se queixam do desempenho ruim ao utilizar um computador. (Considerando, claro, que os filtros dos óculos estão em bom estado, sem desbotar).

Será o ''fim do mundo", principalmente para quem PRECISA utilizar o computador o dia inteiro como ferramenta de estudo e/ou de trabalho???? 

NÃÃÃÃÃOOO! 


Relaxa, leitor! Neste post (originalmente publicado na minha fanpage ''Driblando e Vencendo a Síndrome de Irlen" e reformulado para publicar aqui), você vai ver que isto não é um ''caso perdido" - e que tem, SIM, solução para isto!!! :-D 


Os testes para Síndrome de Irlen são padronizados - e, como vários de vocês que já se submeteram a tais testes perceberam, eles NÃO testam a visão da pessoa diante de um monitor de computador/tablet/smartphone brilhante!!!  E, no entanto, são exatamente nessas telas que uma pessoa com Síndrome de Irlen teria significativa dificuldade de leitura, devido ao brilho da tela!!!! 


Para quem trabalha o dia inteiro na frente de um computador e que tem Síndrome de Irlen, o desempenho acaba sendo bastante prejudicado. Imagine, principalmente, quem estuda ou trabalha na área de Computação e que... tem Síndrome de Irlen???? Pois é! 


E, uma vez que os testes de Irlen não estendam sua abrangência para as telas luminosas eletrônicas (ainda mais nos dias atuais, em que os computadores acabam sendo uma necessidade diária!), é de se esperar que, muitas vezes, os filtros de Irlen resolvam as demandas da vida diária do paciente, MAAAAS apresentem algumas pendências de eficiência diante de uma projeção de slides ou tela luminosa. 


O QUE FAZER, ENTÃO????


Calma, leitor, não entre em pânico! :-D Hehehe! É neste momento que as TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMPUTACIONAIS ENTRAM EM AÇÃO, de forma a COMPLEMENTAR o que os óculos com filtros podem te proporcionar!!!!! :-D :-D 


Para tablets: ative a opção "contraste invertido" e, se quiser, até ative a opção ''negrito". Vale tanto para Android ou iOS. Pode aumentar as letras, se quiser! 


Para smartphones: SE você consegue utilizá-los, mesmo com aquela tela pequena (NINJA!!! kkkk!) faça a mesma coisa sugerida acima! Para quem não consegue usar smartphones, sugiro que use um tablet grande para suas atividades- e use um celular o mais simples possível apenas para fazer e receber ligações.


Para computadores (PCs e notebooks) Uma boa sugestão é baixar e instalar e utilizar os seguintes aplicativos gratuitos: SSOverlay (overlay eletrônica), HighContrast (extensão do navegador Chrome que proporciona contraste invertido e outras coisinhas mais!) e WebHelp Dyslexia (outra extensão do Chrome que é uma MÃO NA RODA e ajuda a visualizar páginas web de uma maneira beeem mais agradável!!!) 

E, se mesmo assim, sua visão fica muito cansada (principalmente em época de provas na escola ou faculdade), tem um software sintetizador de voz bem legal, chamado NVDA (gratuito, também.) Ele lê tudo o que está na tela, assim como cada letra que você digita. É um ótimo aliado para descansar sua visão!!! (Quem disse que ''leitor de tela" é só pra galera cega ou com baixa visão, heim? hehe!) 


Testados e aprovadíssimos!  Bóra utilizar o computador e outros gadgets de uma maneira mais prazerosa, agora??? 

E você? Conhece e/ou usa algum destes softwares ou aplicativos? O que acha deles? Comente aí abaixo!!!