tag:blogger.com,1999:blog-405285349661539324.post7628983114606247155..comments2024-03-21T04:42:52.303-03:00Comments on Sopa de Números na Educação Inclusiva: Como comprovar, a todo instante, suas necessidades educacionais especiais, na universidade?Sopa de Números na Educação Inclusivahttp://www.blogger.com/profile/10638462736450708175noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-405285349661539324.post-53715460040830383152013-02-05T17:58:42.652-02:002013-02-05T17:58:42.652-02:00Oooopa, Alex!!!! Tudo bem com você? :-)
Faz sent...Oooopa, Alex!!!! Tudo bem com você? :-)<br /><br />Faz sentido, tudo isso que você disse em seu comentário!!! Realmente, quanto maior o hábito dos professores lidarem com alunos com necessidades educacionais especiais, mais fácil fica a tarefa de incluí-los adequadamente nas atividades universitárias, não é mesmo? ;-)<br /><br />Quanto a quem possui doenças degenerativas/progressivas, é importante que sejam observadas todas as alterações do quadro clínico, a fim de atualizar constantemente o documento emitido pela universidade com base no laudo médico. Infelizmente, dá um pouco de trabalho (principalmente por parte do estudante, que tem de "correr atrás" ... como se não lhes bastassem as tarefas de trabalho e estudo... :-( Mas é a alternativa que parece ser mais viável - ainda que haja pioras súbitas no quadro clínico, as quais as atualizações sucessivas de documentação não acompanhem e-xa-ta-men-te... O mais recomendado é ter a posse dos laudos de datas mais recentes, sempre que o paciente puder! ;-) <br /><br />Continue comentando neste blog! É um prazer!!! :-)<br />Abraços,<br />Débora. <br />Sopa de Números na Educação Inclusivahttps://www.blogger.com/profile/10638462736450708175noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-405285349661539324.post-17869581686158600572013-02-04T22:37:17.365-02:002013-02-04T22:37:17.365-02:00Débora, achei muito interessante o que você propõe...Débora, achei muito interessante o que você propõe para que os alunos se privem de sofrer constrangimentos. De fato, os professores lidam com muitos alunos e turmas, o que torna difícil recordar sempre as necessidades do aluno com NEE. Além disso, mesmo que a Universidade lhe haja passado as orientações sobre, é improvável que ele se atenha a isso. Alguns são muito atentos, mas outros não, e não se trata de maldade ou indiferença. Trata-se apenas da falta de hábito de lidar com isso. Estar em posse do documento é sempre uma forma de o aluno ter garantido o seu direito sem parecer um chato ou desonesto.<br /><br />Por outro lado, infelizmente o documento nem sempre abrangerá tudo. Alunos com deficiências decorrentes de doenças degenerativas, por exemplo, ou mesmo aqueles que adquiriram deficiência na adolescência ou vida adulta, não raro vão "aprendendo a sua deficiência" no decorrer da vida, de modo que novas dificuldades e demandas lhes vão surgindo ao passo em que eles vão caminhando pela vida acadêmica. Assim sendo, a constante interação aluno-professor, a autonomia do aluno, o envolvimento da Universidade e, claro, a disposição do professor de aprender e compreender a demanda do aluno serão sempre indispensáveis.<br /><br />Gostei muito da sua proposta e muito me admira o seu envolvimento nas questões inclusivas.<br /><br />Meu saudoso abraço.<br />AlexAlex Gabrielhttp://marmanjocaido.blogspot.com.br/noreply@blogger.com