sexta-feira, 10 de junho de 2016

E quando os óculos para Síndrome de Irlen não corrigem tudo???

Por: Débora Rossini 

Oooopa! O texto de hoje tem como público-alvo a galera com Síndrome de Irlen que, mesmo tendo feito todos os testes para utilizar os óculos com filtros espectrais, e os exames estarem corretos, ainda se queixam do desempenho ruim ao utilizar um computador. (Considerando, claro, que os filtros dos óculos estão em bom estado, sem desbotar).

Será o ''fim do mundo", principalmente para quem PRECISA utilizar o computador o dia inteiro como ferramenta de estudo e/ou de trabalho???? 

NÃÃÃÃÃOOO! 


Relaxa, leitor! Neste post (originalmente publicado na minha fanpage ''Driblando e Vencendo a Síndrome de Irlen" e reformulado para publicar aqui), você vai ver que isto não é um ''caso perdido" - e que tem, SIM, solução para isto!!! :-D 


Os testes para Síndrome de Irlen são padronizados - e, como vários de vocês que já se submeteram a tais testes perceberam, eles NÃO testam a visão da pessoa diante de um monitor de computador/tablet/smartphone brilhante!!!  E, no entanto, são exatamente nessas telas que uma pessoa com Síndrome de Irlen teria significativa dificuldade de leitura, devido ao brilho da tela!!!! 


Para quem trabalha o dia inteiro na frente de um computador e que tem Síndrome de Irlen, o desempenho acaba sendo bastante prejudicado. Imagine, principalmente, quem estuda ou trabalha na área de Computação e que... tem Síndrome de Irlen???? Pois é! 


E, uma vez que os testes de Irlen não estendam sua abrangência para as telas luminosas eletrônicas (ainda mais nos dias atuais, em que os computadores acabam sendo uma necessidade diária!), é de se esperar que, muitas vezes, os filtros de Irlen resolvam as demandas da vida diária do paciente, MAAAAS apresentem algumas pendências de eficiência diante de uma projeção de slides ou tela luminosa. 


O QUE FAZER, ENTÃO????


Calma, leitor, não entre em pânico! :-D Hehehe! É neste momento que as TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMPUTACIONAIS ENTRAM EM AÇÃO, de forma a COMPLEMENTAR o que os óculos com filtros podem te proporcionar!!!!! :-D :-D 


Para tablets: ative a opção "contraste invertido" e, se quiser, até ative a opção ''negrito". Vale tanto para Android ou iOS. Pode aumentar as letras, se quiser! 


Para smartphones: SE você consegue utilizá-los, mesmo com aquela tela pequena (NINJA!!! kkkk!) faça a mesma coisa sugerida acima! Para quem não consegue usar smartphones, sugiro que use um tablet grande para suas atividades- e use um celular o mais simples possível apenas para fazer e receber ligações.


Para computadores (PCs e notebooks) Uma boa sugestão é baixar e instalar e utilizar os seguintes aplicativos gratuitos: SSOverlay (overlay eletrônica), HighContrast (extensão do navegador Chrome que proporciona contraste invertido e outras coisinhas mais!) e WebHelp Dyslexia (outra extensão do Chrome que é uma MÃO NA RODA e ajuda a visualizar páginas web de uma maneira beeem mais agradável!!!) 

E, se mesmo assim, sua visão fica muito cansada (principalmente em época de provas na escola ou faculdade), tem um software sintetizador de voz bem legal, chamado NVDA (gratuito, também.) Ele lê tudo o que está na tela, assim como cada letra que você digita. É um ótimo aliado para descansar sua visão!!! (Quem disse que ''leitor de tela" é só pra galera cega ou com baixa visão, heim? hehe!) 


Testados e aprovadíssimos!  Bóra utilizar o computador e outros gadgets de uma maneira mais prazerosa, agora??? 

E você? Conhece e/ou usa algum destes softwares ou aplicativos? O que acha deles? Comente aí abaixo!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário