quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Obaaa!!! TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMPUTACIONAIS para quem tem Síndrome de Irlen!!!!

Por : Débora Rossini

Ooooopaaa!!!! Se você possui Síndrome de Irlen (cuja característica bastante aparente é a intensa hipersensibilidade ocular à luz) e CURTE DE MONTÃO computadores e "gadgets" em geral, já deve ter se flagrado pensando assim:

"-Pô, mas que falta de sorte que eu tenho! Tem tanta coisa nesse mundo para eu gostar, e eu vou gostar justo de computadores e do fantástico mundo das tecnologias... ou seja, apetrechos que emitem luz na minha cara, e que cansam rapidão minhas vistas!!!! 'Chuif!!!' "

E se você não gosta taaaaaanto assim de computadores - mas se vê forçado a utilizá-lo por várias horas diárias para estudar ou trabalhar- e possui Síndrome de Irlen, certamente está xingando mentalmente: "- Maldita era da informática!!! Antigamente as pessoas faziam normalmente suas atividades de estudo e trabalho sem depender dessa máquina... aaafff!!! " 

É importante ressaltar que, em diversos casos de pessoas com o referido distúrbio ocular, SÓ abaixar o brilho do monitor do PC - ou dos gadgets em geral - nem sempre ajuda.

"Ah, mas então é só fazer isso aqui, ó:  adquirir um "overlay" [chapa especial de acetato colorida] mais adequado para quem a Síndrome de Irlen (SI) e colar sobre o monitor do meu notebook, uê!" - talvez você esteja pensando.

Realmente, caro leitor, em diversas situações, o "overlay" é MUITO útil, mas... cada situação tem suas particularidades... olha só:

Primeiro, vai que não dá para ficar carregando notebook para lá e para cá todos os dias no trabalho ou faculdade (devido ao peso dele que seria somado a outros itens em sua mochila)... e aí você tenha de usar um computador de uso coletivo.
Segundo, vai que você é estudante universitário de Matemática, Computação ou algum curso afim a estes - e necessita de um monitor de PC maior que a tela de notebook, disponíveis em laboratórios acadêmicos, para fazer certos trabalhos de modelagem matemática ou de desenvolvimento de software... o overlay não resolve TOTALMENTE o problema, pois ele tem um tamanho padrão, que é bem menor que o tamanho de vários monitores de PC!
Então, o ato de colar o "overlay" nem sempre vai funcionar como uma solução para TODAS as situações em que você necessitar usar um computador.

"E agora??" - certamente os leitores do "Sopa", que têm Síndrome de Irlen, devem estar com o humor lá embaixo, pensando que não podem se "aventurar" no fantástico mundo da informática o tanto de que gostariam ou precisariam...  Se você está assim, relaxe, leitor! Xô, baixo-astral! Em minhas "mexidas" aqui na net, descobri umas...

... TECNOLOGIAS ASSISTIVAS QUE PODEM AJUDAR QUEM TEM HIPERSENSIBILIDADE OCULAR À LUZ!!! Uh-rrúúú!!!!!


É importante ressaltar que o uso de tais tecnologias computacionais NÃO SUBSTITUEM o uso dos óculos espectrais quando prescritos por oftalmologista especializado!!! Elas apenas servem de COMPLEMENTAÇÃO ao trabalho deles, em caso de neuroadaptação incompleta aos óculos! Ok?  (Para quem não sabe, a neuroadaptação aos óculos de Irlen é progressiva, contando a partir da época em que o paciente usa tais óculos, em tempo integral. )


Uma dessas tecnologias - testada e aprovada pela blogueira que pilota este teclado- é o software Screen Tinter Lite, software livre que pode ser baixado aqui. Se você domina o Inglês, tem este site com um tutorial bem legal de como usar essa maravilha! :-)

Fácil de mexer e de usar, ele foi desenvolvido como uma tecnologia assistiva destinada especialmente para quem "sofre" com a SI!!! :-) Com ele, a galera que possui SI escolhe qual é a melhor cor de fundo e de caracteres para arquivos de textos, slides, etc. (Uh-rrúúú!!!! :-) Parece-me que ele não tem restrição a certos tipos de monitor; mas é bom que o leitor interessado confira isso, né? ;-) Ah, ele só serve para quem usa o sistema operacional Windows, ok?  Outra observação aqui: parece-me que ele não consegue alterar a cor de fundo de documentos digitais em PDF. Mas tomara que eu esteja enganada... uma hora vou verificar isso com mais calma!  ;-)

 Tem outros softwares livres com finalidade semelhante; mas o problema deles é que eles são compatíveis apenas com determinados modelos de monitor - o que implica em limitações para usar... vai que vc não tem o hardware compatível com ele, né?  Se, mesmo com essa observação, você continua curioso de conhecê-los, lá vão eles:

Display Tuner - Funciona, segundo David Accola em seu site em inglês, com vários tipos de monitor; só que ele não especifica quais. Mas posso garantir para os leitores do "Sopa" que não funciona em certos monitores da HP, pois tentei e deu erro! :-(

NaViSet - segundo David Accola em seu site, funciona em monitores NEC e Mitsubishi.

Magic Tune - "Roda" em computadores com monitores Samsung, de acordo com David Accola em seu site.

Se você, caro leitor com fotofobia, quiser, pode configurar seu computador para exibir interface em alto-contraste, em conjunto ou não com tais softwares mencionados, para minimizar seu desconforto ocular ao excesso de luz do monitor do PC ou laptop. Siga as instruções dadas - que você pode ver também no canto direito desta página! 

Para colocar alto-contraste, de forma que o fundo fique preto e as letras brancas (e, assim, facilitar a leitura para as pessoas com baixa visão e/ou sensibilidade ocular excessiva à luz do monitor), faça o seguinte:

-PARA USUÁRIOS WINDOWS: No seu computador, vá em Painel de Controle -> Opções de Acessibilidade -> Vídeo. Na opção "Alto Contraste", marque a caixa "Usar Alto-contraste". Pronto!!! O alto-contraste permanecerá tanto para a visualização de nossa página quanto a de outros sites... além da própria interface do sistema Windows.

-PARA USUÁRIOS DE LINUX: Para usuários do Ubuntu, vá em Sistema -> Preferências -> Aparência -> Tema, e em seguida procure a opção "Alto Contraste Inverso". Pronto!!! Viu só como é fácil? ;-)

E se você adora tablets, verifique se ele possui o efeito de Alto-Contraste mencionado acima! Outro dia um amigo meu me mostrou um - da marca Multilaser Diamond- que, com poucos toques, configura a tela desse jeito. Perguntei-lhe, inclusive:

"-Para essas disciplinas que envolvem Programação de Computadores, presentes em cursos universitários de Matemática, Ciência da Computação e afins, será que ajuda? Frequentemente, os slides que os professores passam em aulas (e disponibilizam cópias em formato digital) vêm exemplos de códigos-fonte com caracteres coloridos... afinal, os professores que elaboram esse material desenvolvem o algoritmo em um ambiente de programação e depois fazem uma captura de tela, para colocar nos slides. Com caracteres coloridos em fundo preto, será que não 'mata' as cores de certos comandos de linguagens de programação, não? Afinal, essa interface leva em conta que o fundo original do ambiente de programação costuma ser branco!" 

Esse meu amigo, dono do tablet, pôde me mostrar que o efeito desejado funciona e ajuda os "fotofóbicos" de plantão - ao exibir uma apostila de uma disciplina universitária de computação. Uh-rrú! O fundo fica preto, mas os caracteres ficaram assim: o que era preto ficou branco; e o que era colorido preservou as cores. Bom, pelo menos no material que ele me mostrou, funcionou!!!! Fica a dica para quem tem tablet !!! ;-)

Agora não tem desculpa para os hipersensíveis à luminosidade!!! "Bóra" usar o computador para estudar, trabalhar ou mesmo para se divertir!!! (Ah, e aproveite para tirar um tempinho e ler regularmente o "Sopa", rerrerré!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário