Descrição da imagem: o matemático russo Lev Pontryagin. (Fonte: cambridgeforecast.wordpress.com).
No blog do Grupo de Estudo e Pesquisa em Matemática Inclusiva, do qual falamos em postagem do dia 09/03/2011, tem uma historinha bem interessante, do matemático russo Pontryagin (1908-2008).
Podemos dizer que ele derrubou as barreiras impostas pela cegueira, uma vez que naquele tempo, não tinham os recursos tecnológicos atuais que facilitam a vida escolar/acadêmica do deficiente visual. Isto sem contar as dificuldades financeiras da família de Pontryagin - que impediam o acesso a condições mais adequadas de educação para cegos disponíveis na época. Desta forma, graças à força de vontade do jovem Pontryagin, e da dedicação de sua mãe Tatyana, ele pôde chegar à universidade e se tornar um grande matemático!!!
E quais as contribuições dele para a Matemática?
Dentre elas, podemos enumerar diversos teoremas e princípios matemáticos. Contribuiu bastante na área de Equações Diferenciais Ordinárias (EDO's) , por exemplo. E se você pensa que ele parou por aí, enganou-se... rerrerré!!! Na área de Matemática Aplicada, ele trabalhou com as EDO's na Teoria de Controles - que se aplica a Automação Industrial e à Robótica. UAU!!!!
Tá curioso para ler a história completa? Então, lá vai, ó:
http://devamat.blogspot.com/2008/09/nmeros-no-escuro.html
Boa leitura!!!
QUEM DISSE QUE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NÃO PODEM, TAMBÉM, SE "DIVERTIR" COM AS CIÊNCIAS EXATAS??? :-) Se você procura ler algo sobre Deficiência Visual, Síndrome de Irlen, Deficiência Auditiva, Deficiência Locomotora e... enfim, quaisquer conteúdos sobre Inclusão & Acessibilidade, seu lugar é aqui!!!! "Chegue mais!"
sexta-feira, 11 de março de 2011
Mais um deficiente visual que deu show na Matemática!!!
Ooooopa!!! Retomando a pergunta "Toc, toc, toc, tem algum matemático deficiente visual aí?" (19/11/2010) , temos mais um "-Siiiiim!!!! " como resposta! :-)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá pessoal do Sopa de números,
ResponderExcluirque bom contar com mais um espaço para a discussão de educação matemática e inclusão.
um abraço
Miriam Penteado