Oooooopaaaa! O tempero da "Sopa" de hoje vem lá do site "Movimento Livre"!!!! :-)
Bom, galera, o "xis" é o seguinte: muita gente, em diversas situações cotidianas que envolvam a temática das pessoas (d)eficientes (palestras, redação de textos, conversas formais e informais, etc), fica sem saber como denominar corretamente tais indivíduos. Sabe como é... há o receio de dar denominações fora do que é chamado de "politicamente correto". E então surge a dúvida:
"COMO denominar, de forma geral, as pessoas que não veem, e/ou não ouvem, e/ou não andam, etc"?
Aí, vem diversas respostas - entre elas, as mais comuns:
"Pessoas com necessidades especiais"
"Pessoas portadoras de necessidades especiais"
"Pessoas deficientes"...
Tá, mas acontece que, de tempos em tempos, algumas terminologias mudam. E algumas são melhor aceitas, outras nem tanto... e outras dependem do contexto no qual se fala ou se escreve. Ih, confundimos o leitor, né?
"Nóóó, e agora?"- certamente algum leitor está aí se perguntando, na frente do computador...
Calma, querido/a leitor/a do "Sopa"!!! :-) Um post feito lá no site Movimento Livre, escrito de maneira bem-humorada e bastante instrutiva e esclarecedora, chegou para resolver o problema!!! Tcham-tcham-tcham!!! Tó o link!!!
http://movimentolivre.org/artigo.php?id=121
Nela, o autor mostra o que é o mais aceito atualmente em termos de denominação referente às pessoas com necessidades especiais - bem como a (im)pertinência de algumas gírias utilizadas popularmente para denominar tais pessoas! Dê uma olhada... ou ouvida, se você for usuário de leitor de telas! Rerrerré!
QUEM DISSE QUE ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NÃO PODEM, TAMBÉM, SE "DIVERTIR" COM AS CIÊNCIAS EXATAS??? :-) Se você procura ler algo sobre Deficiência Visual, Síndrome de Irlen, Deficiência Auditiva, Deficiência Locomotora e... enfim, quaisquer conteúdos sobre Inclusão & Acessibilidade, seu lugar é aqui!!!! "Chegue mais!"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Amigos Sopeiros, como sempre é uma honra ter um artigo nosso em destaque em vosso blog.
ResponderExcluirEu acho sensacional o jeito que você(s) escreve(m) a matéria.
Apesasr de eu escrever com humor, não tenho todo esse "disprendimento" textual de escrever com tanta liberdade.
Ao mesmo tempo que o texto é escrito de uma forma livre e solta, não fica parecendo adolescentes escrevendo no estilo internetês
Parabésns pelo temporo especial nessa sopa.
Ricardo De Melo
Movimento LIvre
Ricardo, valeu pelo comentário!
ResponderExcluirA propósito, já parou para perceber como o estilo "internetês" de adolescentes e jovens costuma ser um entrave à acessibilidade dos deficientes visuais? Aquele tantão de palavras abreviadas dificulta - e muito!- , a leitura correta pelo leitor de telas!
Quem usa leitor de telas entende o "drama", rerrerré!
Um abraço!