quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Novidades na UFSCar: Colóquio sobre Deficiência Visual!!!!

Por: Débora Rossini

Oooooopaaa!!! A nossa leitora Érika é mestranda em Educação Especial na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos/SP)! Recebemos dela, por e-mail, o convite para um evento, promovido pelo grupo de pesquisa do qual ela participa - e que ela pediu para divulgar! Com todo o prazer, Érika! Lá vai a divulgação!

Segue-se o folder do evento, na ilustração abaixo:


"- MAS PERAÍ!!!!! LEITORES DE TELA NÃO LEEM O CONTEÚDO DE IMAGENS- como a do folder acima!!!!" - você, que é usuário de sintetizador de voz, deve estar pensando diante do seu computador...!

Calma, amigo!!! O "Sopa" não esqueceu de você! (E seria uma contradição enooooorme, de nossa parte, divulgar um evento sobre deficiência visual e deixar o convite inacessível para a galera que não enxerga, não é? PÓÓÓÓÓIIIIMMMM!!!!) Então, segue-se a transcrição do texto do folder, para você ouvir direto do seu computador, certinho? "Voilà"!!!!!


"Primeiro Colóquio Sobre o Trabalho Pedagógico na Educação Especial: Desafios na Escolarização de Alunos Deficientes Visuais".

Data e local: Será no dia 11 de outubro de 2011, no auditório do CECH (AT2), UFSCar.

Texto introdutório do folder: " O direito à Educação é garantido na Constituição Federal; entretanto,ainda existem muitos desafios a serem enfrentados para que esse direito se torne uma realidade. Defender uma escola em que todos os alunos aprendam deve considerar as necessidades específicas dos alunos com deficiência, pois muitos deles requerem recursos educacionais específicos no contexto escolar. Os conteúdos presentes nos currículos da educação básica e do ensino superior possuem características particulares que necessitam ser analisadas ao se falar no ensino de alunos com deficiência visual. O Colóquio vem em decorrência de trabalhos desenvolvidos no grupo de pesquisa "Laboratório de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação - Educação Especial- LEPEDE'Es" e tem por objetivo fomentar o debate sobre a formação de professores e o ensino das diversas disciplinas , considerando também os alunos com deficiência visual presentes no espaço escolar. Essa discussão será realizada a partir de mesas redondas envolvendo docentes que trabalham com atendimento educacional especializado em escolas públicas e pesquisadores que focam seus estudos nessa área.

Objetivos:
-Conhecer o trabalho pedagógico realizado com alunos que apresentam deficiência visual;
-Conhecer e socializar a produção de conhecimento nessa área.

Público-alvo: Professores de ensino fundamental, médio e superior; pesquisadores, discentes de graduação e pós-graduação; alunos com deficiência visual do ensino médio e superior.

Programação:
- 08:30 às 09:30- Credenciamento;

- 09:30 às 10:00 - Abertura;

- 10:00 Às 12: 00- Mesa Redonda 1- "´Passado, presente e futuro: os desafios do ensino de alunos com deficiência visual no Ensino Médio". Composição da mesa: Profª Hitomi Yamamoto- Atendimento Educacional Especializado; Profª Maria Paula Moita Pegoraro - Atendimento Educacional Especializado; Profª Tania Regina Resende- Representante do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE).

-12:00 às 13:30- Almoço

-13:30- 15:00 - Mesa Redonda 2- Relatos de Experiência Escolar: A transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio e os desafios dessa etapa escolar.

-15:00- 17:00 - Mesa Redonda 3: O trabalho pedagógico com alunos com deficiência visual na Educação Básica: Discussões e Propostas. Apresentações de trabalho.

-17:00- Encerramento - Exibição do filme

As inscrições serão gratuitas e deverão ser feitas pelo e-mail: 1cepddv@gmail.com

Promoção do evento: Laboratório de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação- Educação Especial - UFSCar

E então? Tem uma vaga aí na agenda????? Em caso positivo, o que está esperando???? Corra e faça já a sua inscrição!!!!

3 comentários:

  1. Obrigada pela divugação!!! Espero todos vocês aqui em São Carlos...e aproveitem pois é véspera de feriado! Então dá para vir sem correria!! Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, que blog muito legal...
    Também faço parte do grupo e adorei o modo como vcs divulgaram.

    Muito obrigada...

    Será um prazer contar com a presença de vcs...

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Carol Veloso e Érika,

    Que bom que vocês gostaram da divulgação!!!! :-D Estamos às ordens; o blog é para isso mesmo! Trata-se de um veículo virtual para esclarecer e divulgar iniciativas que abordem a questão da deficiência (sobretudo a visual), educação inclusiva, tecnologias assistivas, acessibilidade, e ... consequentemente, cidadania!!!! ;-)

    Podem "saborear" da "Sopa" de Números à vontade! "Sirvam-se"!!!! :-)

    Forte abraço! :-)

    ResponderExcluir