Imagem

Imagem
(Crédito da foto: www.santoscity.com.br)

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Estratégias de Sucesso Para Professores Que Têm Aluno(a) Com Síndrome de Irlen

Por: Débora Rossini

Oooopa! Na minha fanpage ''Driblando e Vencendo a Síndrome de Irlen'', compartilhei um texto bem interessante que trazia dicas para professores de alunos que possuem Síndrome de Irlen (SI). Só que ele estava em inglês... mas compartilhei assim mesmo, porque sei que tem muita gente que domina este idioma (ou, mesmo, que tenta pegar a ''ideia geral'' de um texto usando tradutores automáticos, que, apesar de não darem 100% de exatidão na tradução, ''quebram o galho'' na hora do aperto, hehehe.) Porém, mesmo assim, na parte destinada a comentários, uma leitora-internauta sugeriu: ''Seria interessante se postasse em português!"

Ok!!! Atendendo ao pedido que foi expresso pela leitora - mas que certamente pode também ter sido o ''desejo secreto'' (kkkkk!) de mais gente, passo para todos vocês, leitores, o texto traduzido por mim. Espero que gostem... e que seja útil para os educadores que possuem alunos com Síndrome de Irlen! ''Voilà''!!!  (Texto original em inglês: Clique aqui para acessá-lo.  )

'' O que é Síndrome de Irlen? 

Síndrome de Irlen é uma condição neurológica que afeta a forma como a informação visual é processada no córtex cerebral. Estudantes com Síndrome de Irlen são sensíveis à luz brilhante e com certas freqüências de luz. Essa sensibilidade é causada pelo excesso de estimulação das vias neuronais visuais,resultando em distorções ópticas, dores de cabeça e fadiga durante tarefas visuais (Wilkins, 1995, 2003).

Alunos com Síndrome de Irlen acham difícil se concentrar na leitura e/ou memorizar o que leram. Eles veem a tarefa de ler uma página de "cheia de texto" como uma tarefa que é extremamente desafiadora e desanimadora. Muitas vezes, eles precisam reler várias vezes para entender o texto. Esses alunos têm o potencial para aprender, mas o excesso de estimulação das vias neurais causadas pela sensibilidade à luz pode interferir com o processamento da informação visual. O resultado pode ser o seguinte: mesmo lendo uma passagem curta de texto, pode parecer ser uma tarefa intransponível. Em casos mais extremos, estudantes foram diagnosticados como tendo uma dificuldade de aprendizagem. Eles também são muitas vezes rotulados como preguiçosos, ou acusados de não estarem se esforçando o bastante.

Esta síndrome é reconhecida pelos profissionais?

Publicações recentes, como a revisão da literatura por Nandakumar e Leat (2008) e do estudo por Kruk, Sumbler e Willows (2008) reconheceram Síndrome de Irlen como condição válida - e recomendam o tratamento. Embora o distúrbio ainda não seja completamente compreendido, nos últimos anos o uso de imagens de ressonância magnética (MRI) tem aumentado significativamente nosso conhecimento de como esta síndrome afeta o cérebro.

O que pode ser feito para ajudar o aluno com Síndrome de Irlen?

• Alunos com Síndrome de Irlen são particularmente sensíveis à luz fluorescente em cima - e em relação às lâmpadas fluorescentes compactas. O ideal é o estudante próximo a uma janela que lhes permite beneficiar da luz natural. [NOTA FEITA POR MIM: Cada caso é um caso... se a intensidade da Síndrome de Irlen for severa, pode ser que ele queira ficar o mais longe possível de qualquer fonte de iluminação intensa, incluindo aí a janela, hehehe!] 

• Colocar o aluno em uma área mais escura da sala para ler, ou desligar as luzes, se possível. 

• Permitir que o aluno use óculos de sol ou um boné em sala de aula para reduzir a quantidade de situações em que entram luz nos olhos.

• Os retroprojetores emitem uma luz muito intensa. Certifique-se de que o aluno está sentado longe da luz com um ângulo de 45 graus; e, sempre que possível, apresente o texto em lâminas coloridas em vez daqueles com um fundo branco puro.

• As telas de computador também podem ser problemáticas; peça ao técnico de computador em sua escola para instalar "Screen Tinter Lite", que é um programa de software gratuito que permite que o aluno colorir o fundo de software Microsoft Office, como Word. Este programa não funciona em páginas de internet. [MEU PALPITE PESSOAL: Por experiência própria, os aplicativos SSOverlay e WebHelp Dyslexia trazem melhores resultados - incluindo aí a navegação web. Experimente um deles!!!] 

• Propor aos pais [dos estudantes, quando estes são crianças ou adolescentes]  que eles levem o aluno a um optometrista - para afastar a possibilidade de qualquer outro problemas físico.

• Evite, nos textos impressos ou projetados, apresentar grande quantidade de texto em uma pequena área do papel ou tela; evite também apresentação visualmente desorganizada.

• Dê o aluno mais tempo para ler, pois isso pode ser necessário para que eles para ganhar uma completa compreensão do texto.

• Alunos com Síndrome de Irlen geralmente percebem que eles podem ter um melhor desempenho de leitura e escrita quando se usa papel colorido [ou reciclado]. Peça ao aluno para relatar qual é a cor que lhe proporciona maior conforto visual, e use papeis nessas tonalidades quando for fornecer material fotocopiado ou impresso. 

• Permita que o aluno use uma régua ou dedo como um guia auxiliar durante a leitura.

• Dê tempo para o aluno para descansar os olhos, o que pode reduzir a frequência e gravidade de dores de cabeça e fadiga.

• Incentivar o aluno a usar um gravador de voz para gravar as suas notas, o que reduzirá a quantidade de textos que precisa ler enquanto estudar.

• Evitar exigir que o aluno sempre copie notas a partir do quadro. Isto é tarefa extremamente difícil para os alunos com Síndrome de Irlen.

• Esteja ciente de que o aluno pode ter dificuldade com a percepção de profundidade (ex: dificuldade de pegar uma bola; pode esbarrar com freqüência em objetos ou móveis).

• Papel gráfico, como o utilizado na matemática, pode causar distorções visuais em alunos com Síndrome de Irlen. Use somente com cuidado.

• Evite  fontes "do tipo serif" como Times New Roman; Arial ou Verdana são mais fáceis para o aluno ler. [MEU PALPITE: Letras que têm proporção de altura maior que a largura, do tipo compridas e estreitas - tais como ''Impact'' costumam ser as PIORES para ler! Cansam a visão para caramba, hehehe!] 

• Evite caracteres que são demasiado pequenos ou quantidade de texto muito densa em relação à area da superfície de leitura.

• Incentivar o uso de filtros Irlen® do aluno se tiverem sido prescritos.

• Desencorajar as atitudes negativas e comentários de outros alunos. Incentivar
discussões abertas sobre a Síndrome de Irlen, e as formas em que os colegas podem ajudar os afetados por este distúrbio de visão. 

Maiores informações, e referências podem ser encontradas em www.irlen.com ''
----
POSTS RELACIONADOS:
Dicas de como lidar com alguém com Síndrome de Irlen (para professores) 
Dicas de convivência para colegas de um(a) estudante com Síndrome de Irlen


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Síndrome de Irlen e Relacionamentos Sociais

Por: Débora Rossini

Ooooopa! O post de hoje é para falar sobre a questão de Síndrome de Irlen (SI) e Relacionamentos Sociais - algo que já foi sugerido por internautas, há muito tempo, num grupo de discussões que criei no Facebook para discussão de assuntos relacionados à Síndrome de Irlen. 

Como ocorre com pessoas que possuem quaisquer tipo de necessidades especiais, com Síndrome de Irlen não é diferente: há pessoas que, felizmente, apesar de suas dificuldades cotidianas (e de seus óculos com lentes cuja aparência frequentemente é diferente do padrão estético comum), conseguem ter amizades, divertir-se na companhia de outras pessoas, etc. Porém, sem dúvida, devem existir diversas pessoas com SI que passam a maior parte do tempo sozinhas (independentemente de estarem fisicamente rodeadas de gente ou não), sem conseguir fazer amizades na escola, faculdade ou trabalho - e tendo os outros apenas como colegas, não como amigos. E é justamente para tais ''solitários''  -que certamente estão aqui lendo o ''Sopa'' em vez de planejar o carnaval com amigos (hehehe)-, é que estou escrevendo este post! :-)


Tais pessoas acabam por imaginar que é devido à SI e suas implicações é que não conseguem fazer amizades, acreditando que é isso que afasta as pessoas (que, geralmente, não sabem ''lidar com as diferenças''). Bom, como ainda não inventaram uma fórmula ou aplicativo web para saber se o afastamento das outras pessoas se deve a motivos relacionados à SI ou se é por motivos que afetam também as pessoas sem SI (ex: se alguém acaba ficando solitário por ser chato, por não se arrumar direito, por ter personalidade difícil, por ter caráter ''duvidoso'', etc), isso dificulta para que eu dê uma ''receitinha pronta'' (hehehe) para aumentar o índice de popularidade da pessoa! :-) Mas, vamos assumir, para fins práticos, que a pessoa com SI esteja sendo rejeitada pelos seus pares devido às suas necessidades especiais! E então, como resolver isso? 

Bom, se você que está lendo este post está na situação descrita (ou seja, pessoa com S. de Irlen), e deseja ter mais amizades em sua escola, faculdade, trabalho, etc., minha lista de sugestões é a seguinte: 

1) Certifique-se que você se esforça para ser uma pessoa legal - ou seja, agradável, educada, com coisas interessantes para contar, sem ficar se fazendo de coitadinho ou de vítima por ter esse problema de visão. Certifique-se de que você se esforça para cativar as pessoas. Caso contrário, pode ser que esteja sendo deixado de lado não pelo fato de ter SI, mas sim pelo fato de ser um ''mala sem alças'', hehehe! ;-) 

2) Certifique-se de que você domina as regras de comportamento social do meio em que está inserido, e que se veste de acordo. Verifique também se suas atitudes contribuem para uma boa reputação entre as pessoas de seu meio. Certifique-se também de sua honestidade, ética e bons valores morais. (Vale para qualquer pessoa, com ou sem SI, hehehe.) 

3) Se respondeu ''SIM'' aos dois tópicos anteriores, pode ser que realmente as pessoas estejam lhe estranhando pelo fato de não saberem lidar com suas particularidades/necessidades especiais. Se perceber isto, procure abordar e tratar com naturalidade o assunto da Síndrome de Irlen, sem tabus nem rodeios. Indique para as pessoas a leitura de todas as postagens que fiz aqui no ''Sopa'' sobre o assunto... e peça-as também para curtirem, seguirem e lerem os posts da minha fanpage, hehehe! Muitas vezes, é a falta de informação que dificulta o contato interpessoal. 

4) Se mesmo depois disso tudo o pessoal ainda ficar dando ''gelo'' em você, compreenda: o problema não está em VOCÊ, mas sim NOS OUTROS! Com tanta informação a respeito da diversidade humana nos meios de comunicação (rádio, TV, internet, mídia impressa) e ainda assim o povo não ''se toca'' para isso, a ''deficiência'' está é neles - ou seja, eles sofrem de Deficiência de Convivência. (kkkkkk!!!)

5) Siga umas sugestões que andei postando para a galera com SI, na minha fanpage. Reproduzo o post feito lá, aqui no blog. Olhem só: 


''Você é daquelas pessoas com Síndrome de Irlen que se queixam por não ter amigos em seu dia-a-dia? (e que acha que, por causa de várias características do portador da SI, é que as pessoas teriam tendência a se afastar?)Se você respondeu que ''SIM'', tenho duas dicas para você! :-)


1ª) RELAXE, meu querido leitor! :-) Pode ser que nas atividades que você atualmente exerça, as pessoas não sejam tããão dispostas a interagir com você. Mas quem sabe, em outras atividades que você passe a exercer, acabe conseguindo se inserir em outros círculos sociais? (Ex: você ainda está no colégio, mas tem poucos amigos; quem sabe no cursinho ou faculdade você os terá? Ou então: se vc faz faculdade e seus colegas não se interessam muito por vc, quem sabe quando vc for fazer um estágio, ou terminar essa faculdade e começar a trabalhar, terá mais interações sociais? E por aí vai...) Lembre que diversas atividades que você faz, sobretudo as de estudos, são temporárias... e frequentemente, a medida em que se avança nelas, trocam-se os ambientes, estabelecimentos e círculos sociais. ;-)


Claro que, se isso ocorre em um emprego no qual você PRECISE DELE, vc NÃO vai ficar tentando trocar de local de trabalho a todo instante, né? ;-) Hehehe! Caso vc não tenha outra tarefa cotidiana além do trabalho, procure participar, em alguma de suas horas vagas, de atividades extras nas quais vc tenha mais chance de fazer amizades com outras pessoas (caso tenha tempo, obviamente.) Vale fazer um curso livre de qualquer coisa, ou um trabalho voluntário, ou alguma atividade física em grupo... E se você for adepto de alguma religião, vale juntar-se a algum grupo ligado a ela (grupos de oração, trabalhos sociais, etc.) Use sua criatividade! Mesmo que esteja faltando $$$, não se desanime: veja se na prefeitura de sua cidade oferece cursos e atividades gratuitas ou a baixo custo. ;-)


2ª) Embora a mídia e os meios de comunicação ''berrem'' (hehehe) a todos os cantos que ''pessoa que não interage com os outros é fadada à infelicidade'', pense que não é beeeem assim! ;-) Embora uma certa dose de relacionamentos interpessoais nos ajude a amadurecer, ver as coisas sob outros pontos de vista, conseguir até oportunidades de emprego ou mesmo dar aqueeela ajudinha quando vc está em alguma dificuldade, compreenda que, muitas vezes, as pessoas que têm menos companhias acabam por ser mais ''focadas'' em suas tarefas, mais criativas, e propensas até mesmo a fazer reflexões mais profundas sobre questões do dia-a-dia e existenciais! ;-) Dê uma olhada neste texto cujo link se segue [clique aqui para abri-lo] ... Ou seja, é aquela velha história de se ''pegar o limão e fazer a limonada!" 


Já publiquei aqui no ''Sopa'' um post que dá dicas para familiares e amigos de pessoas com Síndrome de Irlen, para lidarem melhor com elas. Veja aqui, e compartilhe-o com quem você achar necessário! ;-)

Ah! Só para terminar: vai que você esteja se sentindo com autoestima baixa devido aos óculos de Irlen com lentes de cores diferentes do padrão convencional. Neste caso, sugiro que verifique, consigo mesmo,  outras qualidades e atributos físicos que sejam seus ''pontos fortes''... e ''mande ver'' neles, hehehe! Está se sentindo ''feioso(a)'' com seus óculos? Então, PARE de se sentir assim, hehehe! Aposte em outras qualidades, tais como um corte de cabelo que te valorize, roupas bonitas e que tenham a ver com você (e com os locais que você frequenta, hehehe), sapatos... e, para as mulheres, além disso aí, vale apostar também em acessórios, maquiagem e esmaltes de unha, caso goste desses apetrechos de beleza. Bola pra frente! :-D Uma autoestima elevada é excelente para atrair novas amizades... e, quem sabe, um(a) ''paquera''? ;-)

E então? Que tal?? 
Se você achou este post útil, comente no espaço abaixo, ou então lá no Facebook! Ah, e não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais!!! 

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Como dar apoio EMOCIONAL a alguém com Síndrome de Irlen?

Por: Débora Rossini

Ooooopa! O post de hoje foi escrito para dar dicas destinadas a pais, amigos, familiares, conhecidos de pessoas com Síndrome de Irlen (S.I.). 

Sabe-se que pacientes do referido distúrbio oftalmológico necessitam de apoio médico (ou seja, aquisição de óculos e lâminas coloridas de leitura); em alguns casos, necessitam de apoio pedagógico/psicopedagógico (quando são estudantes). Em casos de dificuldade emocional mais intensa em relação à Síndrome de Irlen, vários pacientes sentem a necessidade de apoio psicológico profissional. 

MAAAASSS... E quando o comprometimento emocional do paciente de SI não é tão grave a ponto de precisar de um psicólogo, mas também não é tão ''levinho'' a ponto de o próprio paciente ser autossuficiente e superar so-zi-nho tudo isso? Em outras palavras: sempre que um indivíduo enfrenta uma dificuldade na vida dele, é importantíssimo o apoio emocional da família e amigos; porém, há casos em que a família e amigos QUEREM ajudar, mas não conseguem. E aí, como fica? 

Se você é familiar ou amigo de alguém com SI, as dicas deste post são para VOCÊ mesmo(a)!!! Vamos lá, leia até o fim e compartilhe em suas redes sociais, rerrerré!!! 

PRIMEIRA DICA: Esteja ''lá'', junto com o paciente de SI que é seu parente ou amigo. Mesmo que você não possa estar presente fisicamente (como é o caso de pessoas que moram em outra cidade, ou em bairros distantes de uma cidade grande, por exemplo), mostre que você tem atenção por essa pessoa, e que está disposta a acolhê-la e ajudá-la! 
Não importa o meio de comunicação utilizado; tem gente que gosta de falar ao telefone, tem gente que prefere se expressar através do e-mail, tem gente que gosta de aplicativos de mensagens instantâneas (tais como Hangouts do Gmail, ou Facebook Messenger, ou Whatsapp)... veja o meio de comunicação que é melhor para vocês dois em comum, e ''mande ver'', hehehe! :-) Mas se você tem a oportunidade de conviver presencialmente com alguém que tem SI, melhor ainda para vocês dois! :-)

SEGUNDA DICA: Esteja disposto(a) e paciente para ouvir. Frequentemente uma pessoa com SI tem queixas em relação a problemas no trabalho ou escola, faculdade, por causa dos ''perrengues'' que enfrenta, devido ao seu distúrbio oftalmológico... e necessita de um ombro amigo, não só para desabafar e dividir o problema, mas também para ajudá-la a reorganizar as ideias, sob um outro ponto de vista. 

E você não sabe muito sobre Síndrome de Irlen? Se é esse seu caso, seus problemas acabaram! Veja todos os posts que já escrevi sobre isto... e também curta e siga minha fanpage exclusiva sobre o assunto! :-) 

Ah, e nada de dar aquelas respostinhas-padrão do tipo ''Problemas na faculdade/escola e trabalho, todo mundo tem!'', ou então ''Não esquente, isso passa rapidinho''. Ô meu(a) querido(a) leitor(a), preste atenção: tenha em mente que pessoas com SI têm ''ralação extra'' no cotidiano! Ou seja, além de TOOOODOS os problemas que TOODO mundo tá sujeito, eles têm os ''EXTRAS'' que não existiriam caso não tivessem SI. Ou seja, têm um ''bônus'' (se é que algo negativo pode ser chamado assim, kkkkk.) Portanto, empatia é fundamental.

''Diquinha'' esperta: ''Se você está desconfortável com a expressão emocional, se não se sente à vontade com as palavras, pode mostrar o apoio de outras maneiras. Poder deixar um mensagem de apoio no voice mail, ou mesmo enviar um email motivacional.'' (Ver fonte aqui) . 

Ou se você não é tão hábil para dar conselhos, mas é daquelas pessoas bem-humoradas e de alto-astral, excelente em fazer a pessoa rir - e esquecer (temporariamente) de seus problemas-  já ajuda, hehehe! Só tome cuidado caso a pessoa seja extremamente sensível e emotiva, para não magoá-la com algo que teria, inicialmente, a finalidade de diverti-la.


TERCEIRA DICA: Naaada de começar aquela famosa ''olimpíada do sofrimento'' (rsrsrs) com a pessoa com SI. De que ''olimpíada'' tô falando? Bom, é quando alguém procura um ombro amigo para desabafar, e o interlocutor diz, por exemplo: ''Ah, mas isso não é nada! Você reclama das dificuldades de enfrentar a SI sozinho(a); e eu que não tenho SI, mas tive que sair de casa para trabalhar aos 16 anos para sustentar família, sete irmãos, meus pais doentes e etcétera??'' Sei que tem gente que faz isso até com a intenção de tentar ajudar, maaaas... se o problema enfrentado por você é de natureza DIFERENTE, acredito ser mais prudente que não faça isso, por via das dúvidas. A capacidade de resolução de problemas varia de pessoa para pessoa, de personalidade para personalidade, de contexto para contexto, e de NATUREZA do problema. Talvez alguém que seja meio ruinzinho para aceitar plenamente a própria SI pode ser uma pessoa excelente para resolver um problema de outra natureza (ex: atravessar um problema financeiro ou de relacionamento afetivo). 

Tal ''olimpíada do sofrimento'' acaba por fazer com que o paciente de SI ache que seus sentimentos estão sendo invalidados pelos outros, mesmo eles estando ali BEM EVIDENTES para quem os possui. O que não faz bem para ele, nem um pouco! 

Agora, se você também tem problema de visão - sobretudo se tem SI, hehehe! - aí vale a pena compartilhar sua experiência com a pessoa que tá lhe pedindo apoio!!! Quem sabe você serve até de inspiração para ela encarar suas questões numa boa?? (Vá fundo, hehehe!!!) 


QUARTA DICA: Embora esteja cheio de boas intenções, NADA de virar para o paciente com Síndrome de Irlen e jogar na cara dele(a) que ''Tem gente com problemas piores!" ou, mesmo,  ''Você é muito privilegiado por ter ''somente' SI; pior se fosse pessoa com baixa visão ou cegueira!" 
Na minha opinião, acredito que tal comentário, bem ao estilo ''Jogo do Contente da Pollyanna Otimista'', de acordo com o contexto, nem sempre é válido. Fique atento... comentários desta espécie vão parecer que estão invalidando a ''labuta'' diária de quem tem SI. Você já parou para pensar no desespero de uma mãe, ao ver que seu filho de 10-11 anos ainda não conseguiu ser alfabetizado, por conta da SI? Ou o jovem que está há 4 anos no cursinho pré-vestibular porque não consegue passar no ENEM (em um curso que nem é tão concorrido assim)? Ou no caso do jovem/adulto que já poderia ter formado na faculdade e estar trabalhando, mas está ''encalhado'' nos estudos por causa da SI? Pois é... 

Claro que, nas atividades cotidianas, frequentemente uma pessoa com SI pode ter mais autonomia e independência se comparada a uma pessoa cega ou com baixa visão... SEM DÚVIDA!!! Porém, isto não invalida as dificuldades que uma pessoa com SI enfrenta no estudo, no trabalho, as dificuldades de acessibilidade que enfrenta, o ato de matar ''um leão por dia'' para realizar as tarefas, o grau extra de cansaço, sonolência e energia mental/física/emocional despendida, o desconhecimento e incompreensão acerca de seu problema de visão ... entenda que existem DESAFIOS encarados diariamente pela pessoa com SI, porém DIFERENTES da galera cega e de baixa visão! 
Vale por em prática aquelas dicas clássicas que geralmente são destinadas a como lidar com pessoas que estão se sentindo ''para baixo'' - uma vez que elas NÃO escolheram estar se sentindo assim! 

''Evite dizer frases como:
  • “Você só precisa ver as coisas pelo lado positivo”
  • “Há pessoas que estão bem pior que você”
  • “Eu acho que tudo isso é apenas da sua cabeça.” (Ver fonte aqui )
Troque estas afirmações pelas seguintes perguntas, a serem feitas à pessoa: ''Existe algo em que eu possa ajudar?" Ou: ''Como posso ajudar você?'' Ou então, caso a pessoa esteja irritada: ''Tem algo que eu possa fazer por você, para ajudar-lhe a resolver um problema pontual, ou ao menos fazer você se sentir melhor?" Ou ainda: ''Você recebe algum tipo de apoio na escola/faculdade/trabalho?'' Enfim, mostre interesse pelo que a pessoa está passando, a fim de fornecê-la o suporte emocional necessário! O ''caminho das pedras'' mais adequado, a meu ver,  é esse, hehehe!!! ;-)

QUINTA DICA: Pode acontecer de a pessoa com SI, em questão, ter dificuldades nas questões de socialização - devido a uma possível baixa autoestima ou mesmo possivelmente por sofrer discriminação alheia (por causa da falta de determinadas habilidades ou mesmo em relação à aparência, já que frequentemente óculos de Irlen fogem aos padrões estéticos convencionais). Logo, você como familiar ou amigo, tem um papel importante - caso a pessoa SINTA necessidade de socializar mas não consiga. (Se a pessoa é ''por natureza'' mais quieta e reservada, aí tudo bem; não há nada de errado com ela. É apenas um traço de personalidade, hehehe!) 
Caso a pessoa seja daquelas que, em seus momentos de lazer, goste de passear (e você também, claro!), ''pode convidar a sair para um jantar. Se for um amigo, pode convidá-lo para ir ao futebol, ao cinema ou a um [show]. Pode ajudar numa tarefa difícil, ou ao invés, colaborar e promover alguma atividade que a pessoa goste de realizar.'' (Ver fonte aqui

OBS: Se você é professor ou coordenador pedagógico, e vê que o aluno com SI está com dificuldades de se enturmar, de conseguir grupos de trabalho, de colegas para ajudá-los nas atividades escolares/acadêmicas, talvez seja hora de fazer dinâmicas com toda a turma, para promover a inclusão desse aluno! Vale também para atendimento a estudantes universitários!!! 


SEXTA DICA: Se, pelo contrário da dica 05, a pessoa com SI goste, de nos seus momentos de lazer, de ficar a sós consigo mesma, e bem quietinha, RESPEITE! ;-) Normalmente, tais pessoas ralam ''o dobro'' das pessoas ''comuns'' em suas atividades de trabalho e estudo, para dar conta das mesmas tarefas... e muitas vezes, têm de encarar seus desafios sozinhas! :-( O cérebro de tais pessoas trabalha dobrado, pois elas têm um processo neurovisual diferente de quem não tem esta Síndrome. Daí a maior necessidade de descansar, dormir, devido ao maior cansaço mental e maior queda de ''energia''. (Veja neste link as imagens comparativas que mostram a atividade cerebral de uma pessoa com SI quando está sem os óculos de correção [anormalmente super-intensa, à esquerda] e quando está com os óculos funcionando corretamente [com intensidade próxima ao normal, à direita]. Caso você tenha deficiência visual, creio que este parágrafo já foi descritivo da referida imagem.) 
Logo, não é de se estranhar que seu filho, irmão ou amigo tenha menos ''pique'' que pessoas da mesma idade dele. Seja compreensivo! Nada de ficar falando de forma pejorativa que parece ''um idoso de antigamente'' - isso só o constrangerá ainda mais, ao repreendê-lo por algo de que ele não é culpado!!! 

SÉTIMA DICA: Entenda que entre os sintomas da Síndrome de Irlen estão a ansiedade, a irritabilidade (sobretudo em quem necessita dos óculos de Irlen, mas ainda não os tem, ou tem os óculos ''fracos''), baixa autoestima. CASO a pessoa com SI apresente alguma(s) desta(s) características, seja paciente... ele não necessariamente está fazendo um ataque pessoal contra você (rsrsrs); é apenas a forma que ele possui de se expressar/extravasar perante determinados acontecimentos. Note que tais sintomas já são, por si só, característicos da SI (devido à estimulação incorreta do cérebro e a consequente sobrecarga sensorial experimentada pelo indivíduo, que costuma deixá-lo exausto e estressado). Some-se, a isto, os episódios nos quais a pessoa experimenta sensação de frustração, incapacidade, inabilidade e discriminação alheia. Pronto! Portanto, é importantíssimo que as pessoas que lidam com alguém com SI lhe deem carinho, compreensão, e valorizem seus pontos fortes! 

OITAVA DICA: Pode ser que a pessoa com SI deseje ir a eventos acadêmicos, culturais ou mesmo de entretenimento, mas acabe se desanimando de ir. Verifique se isto não é meramente pela ''fadiga'' já mencionada neste texto, mas sim por causa da falta de acessibilidade do evento (imagine chegar, por exemplo, em um workshop ou evento acadêmico cheio de telões, projetores de slides, computadores, local altamente iluminado, sem condições ''decentes'' de curtir e aproveitar!!!) Nem sempre a pessoa está com tempo, preparo emocional ou mesmo ''com saco'' para correr atrás de questões de acessibilidade (veja um post que escrevi sobre isso). Se você vê que a pessoa realmente quer participar de um determinado evento, e vê que a barreira é de acessibilidade, que tal ajudá-la nesse sentido? (entrando em contato com a equipe organizadora por e-mail ou telefone, explicando as necessidades de adaptações/acessibilidade da pessoa com SI, acompanhando-a ao evento caso ela queira e você possa fazê-lo). Tenho certeza de que a pessoa com SI vai ficar bem agradecida a você!!!  

Não se esqueça que existem várias pessoas com SI que costumam evitar lugares com muita gente, barulho, agito, excesso de informações simultâneas. Isto por causa da sobrecarga sensorial que frequentemente experimentam! Saiba mais sobre esse fenômeno aqui, e veja a simulação desse efeito aqui.) 
Nota: não só pessoas com SI tem isso. Pessoas com outros diagnósticos, como Autismo/Asperger por exemplo, também experimentam tais sensações, ainda que em intensidade diferente.

NONA DICA: Mostre para a pessoa com SI que ela é capaz, valorizando seus pontos fortes. Ela pode ser ruim em leitura e interpretação de textos obrigatórios da escola/faculdade, mas pode ser boa quando lê um texto sobre um assunto que lhe interessa MUITO. Pode ser ''mediana'' nas notas da escola ou faculdade, mas pode ser talentosa em música, artes ou entendimento de assuntos automotivos, por exemplo. Ou então, ela pode se achar ''feiosa'' com os óculos de Irlen com tamanho e coloração das lentes fora do padrão estético convencional - mas quem sabe você pode ajudá-la a valorizar outros pontos fortes de seus atributos físicos? (cabelo, unhas, estilo de vestir, acessórios, forma física, etc?) 

OBSERVAÇÕES FINAIS:

 1) O que você ''irá ganhar'' convivendo e apoiando uma pessoa com Síndrome de Irlen? -Na minha humilde opinião, irá ganhar muito em termos de convivência, de novo modo de ver a vida, de exemplo prático de superação de obstáculos... se ela é uma pessoa legal, pode surgir daí uma grande amizade! Lembre-se de que pessoas que costumam ser discriminadas pela sociedade, costumam valorizar MUITO quem dá valor a elas - já que as oportunidades de fazer amizades, para elas, podem ser escassas.

2) As fontes das quais tirei algumas citações, ao longo do texto (que na verdade é um único site do qual peguei trechos diferentes, como você pôde ver) não é um site sobre Síndrome de Irlen - mas sim um site de autoajuda (psicologia) para pessoas que estão se sentindo com dificuldades emocionais. As dicas específicas referentes a Síndrome de Irlen foram elaboradas por mim mesma (hehehe), com base em relatos virtuais de diversas pessoas que enfrentam este distúrbio de visão ... e em leituras sobre o tema. 

3, para terminar este texto longo )  Antes que me perguntem: eu NÃO sou psicóloga nem profissional da área de Educação ou Saúde, viu, galera?? Leio bastante sobre o tema da SI, mas sou leiga no assunto. Trabalho com diversas iniciativas envolvendo Inclusão & Acessibilidade, mas, como eu já disse várias vezes neste blog, minha área é a de... Computação! ;-) Se quiser localizar algum profissional capacitado a trabalhar com Síndrome de Irlen, clique aqui neste link. 


Bom...  tudo o que escrevi acima é o que me veio à mente. Espero ter ajudado várias pessoas com este texto!!! 
E você que acabou de lê-lo, o que achou dele? Tem algum pitaco ou mesmo alguma bronca? Comente no espaço abaixo, ou então lá no Facebook! ;-)