domingo, 15 de janeiro de 2012

As histórias de Carolina

Por: Débora Rossini

Há alguns dias atrás, encontrei, nas minhas navegadas "internéticas", o blog "Carolina- Um Sonho a Mais Não Faz Mal". Escrito pela psicóloga Carolina Câmara, ele traz textos e depoimentos bem legais acerca do que é ser uma pessoa com deficiência. Nele, Carolina conta acerca de suas experiências como pessoa com paralisia cerebral e quais os seus desafios para mostrar para as pessoas que, apesar de suas limitações, ela pode ser alguém com sucesso pessoal, acadêmico e profissional como qualquer indivíduo...! ;-)

Ela também relata os mitos e preconceitos que infelizmente passam pelas cabeças de muitas pessoas (acerca de suas capacidades), as dificuldades para realizar o vestibular (veja os textos "Vestibular Parte 1" e "Vestibular Parte 2") , a indiscrição das pessoas em lugares públicos que ficam a olhando o tempo todo... Mas, apesar disso tudo, felizmente tem coisa legal que a Carolina conta também: o apoio da sua família, que sempre esforçou e a apoiou para que tivesse a melhor qualidade de vida (tanto física quanto psicologicamente) possível... o fato de, desde a infância, ter amigos da mesma faixa etária (o que, sem dúvida, deu um "turbo" e tanto no processo de socialização da Carol) ... bem como o processo de inclusão que ocorre de maneira natural pela sua sobrinha pequena, Laís, que entende espontaneamente que ela precisa de ajuda, mas sem tachá-la de "coitadinha". (Obaaa!!!) Vale a pena ler e seguir o referido blog!

Além disso, a Carolina mantém também um site, denominado "Meu filho é Deficiente - e Agora?" O site aprofunda os temas abordados no blog, e tem uns textos ótimos! :-) Quer conferir? "Voilà":

-- Você já parou para pensar como é a questão do que é ser um adolescente (isto é,pessoa que está passando por tooooda aquela "revolução" do ponto de vista físico e mental) COM DEFICIÊNCIA? Como é a relação de uma pessoa, com esse perfil, com o mundo e com os outros? Se ficou curioso, leia o texto que a Carolina escreveu no site, intitulado "O adolescente com deficiência também é jovem";

-- Beleza e Deficiência: infelizmente o padrão de beleza imposto pela nossa sociedade está atrelado à ideia de "perfeição". É possível ser bonito(a) mesmo sendo deficiente? SIIIIIM !!!!! Quer ver por que? Confira o texto da Carolina, intitulado "Beleza";

--"Diversidade Humana": não raro ocorre de uma pessoa, digamos, "clinicamente normal", encontrar com um interlocutor deficiente e... não saber o que fazer! Como fazer com que ambas as pessoas sintam-se mais à vontade? Tem dicas no referido texto!

Além das postagens citadas acima, tem muitas e muitas outras que certamente vão ser uma opção de leitura que , certamente, vão acrescentar bastante à sua formação enquanto ser humano! Boa leitura!!!! :-)

2 comentários:

  1. Oi Débora,
    estou sem palavras, diante desse texto lindo, emocionante!
    Acho que falar muito obrigada é pouco diante de um texto tão sensível, maravilhoso.

    Eu ainda não tive o prazer de conhecer o seu blog, pois o primeiro post que vi foi esse, tive que parar, e tentar te mostrar como eu fiquei feliz.

    Agora, vou conhecer o seu blog, deve ser excelente...

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina,

      Que bom que você gostou!!! Esteja à vontade para se servir desta "Sopa"!!!! :-) Também fico feliz quando os leitores reconhecem o trabalho feito - que é justamente o de estar divulgando ideias e indicando bons sites que serão, com certeza, bastante úteis e esclarecedores nas questões relacionadas à Educação Inclusiva, Acessibilidade e similares! O seu site e seu blog já estão na lista de sites recomendados pelo "Sopa"... confira no canto direito desta página! :-D

      Ah, e quaisquer ideias ou sugestões adicionais que você tiver, em relação a este blog, é só manifestar! Vamos "trocando figurinhas" online, hehehe!

      Abração!
      Débora.

      Excluir