sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Obaaa!!! Tecnologias Assistivas abordadas na Campus Party!!!!

Por: Débora Rossini

Ooooopa!!!! Como você, leitor, está "careca" de saber, o "Sopa" vive antenado no que se refere às Tecnologias Assistivas - que são maravilhas tecnológicas capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas que porventura tenham algum tipo de necessidade especial. E, como agora é época de um dos grandes eventos "geeks" anuais no Brasil - a Campus Party- , dei uma navegada na internet para ver o que está rolando no evento, acerca das novas tecnologias.

Fiquei feliz de ver que houve abordagens, sim, em relação às Tecnologias Assistivas!

Na área de Robótica, por exemplo, tiveram palestras como "Recuperação de pacientes através da Robótica e de Games" - na qual o palestrante Kléber de Oliveira Andrade fez uma apresentação acerca das pesquisas da área de Reabilitação Robótica, atrelada à utilização de jogos eletrônicos. Legal, não é? Uma reabilitação desse tipo, quando bem conduzida, motiva bastante os pacientes, de forma que eles sigam o tratamento de uma maneira mais divertida, aumentando a eficácia deste. Ora, ter um problema de saúde , seja ele crônico ou temporário, já dá um enorme desgaste emocional e psicológico para quem o possui, não é mesmo? Então, em vez daquelas sessões penoooosas de recuperação e de reabilitação... que tal uma forma lúdica de recuperação como a que foi abordada? :-) Sem dúvida, motiva mais ainda a pessoa a seguir com o tratamento...! :-) Principalmente quando se trata de crianças e adolescentes.

Outra palestra sobre a qual vi na internet e gostei foi "Robótica na Educação Inclusiva". Nela, o palestrante João Vilhete Viegas d'Abreu mostrou que há possibilidades de os projetos educacionais de Robótica - unindo a teoria e a prática- promoverem a inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais em atividades pedagógicas, desenvolvendo suas habilidades cognitivas.

(Para quem quiser ler todas as palestras sobre Robótica na Campus Party 2012 - bem como os respectivos slides de apresentação das mesmas- , clique aqui. )

Teve também um debate bem legal, sobre Acessibilidade na Web para pessoas com necessidades especiais. Os detalhes foram contados pela blogueira Lak Lobato - autora do blog "Desculpe, Não Ouvi!" - que participou do evento como palestrante. Está curioso(a) para saber mais? Oras, a própria Lak conta no blog dela, uê! Rerrerré! Deixe de preguiça e acesse o link: http://desculpenaoouvi.laklobato.com/index.php/2012/02/10/web-para-todos-na-campus-party/

E você, leitor? Você está participando do evento? (ao contrário da "Sopeira" que pilota este teclado e sabe da Campus Party apenas pela internet)? Se tiver mais alguma coisa interessante sobre as tecnologias assistivas, e quiser contar aqui no blog, use o espaço destinado aos comentários desta página! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário