sexta-feira, 18 de abril de 2014

"Overlay" eletrônica: como usar??

Por: Débora Rossini

Ooooooopaaa! Publiquei anteriormente as dicas deste tutorial que se segue, na minha página "Driblando e Vencendo a Síndrome de Irlen", de uma forma resumida. Aqui neste espaço, porém, vou transformá-lo em uma postagem mais detalhada - até mesmo para ajudar aquela galera que não aguenta por muito tempo ler no fundo branco do Facebook (rerrerré!) e prefere ler aqui, que tem fundo colorido.

Note que o tutorial é JUSTAMENTE para ajudar você a instalar e usar uma tecnologia assistiva bem interessante para as pessoas que possuem o distúrbio oftalmológico denominado Síndrome de Irlen!!! Tô falando de usar uma "overlay eletrônica" no seu computador - possibilitando que você sinta o gostinho de poder ler, sem desconforto, qualquer página web que tenha o fundo branco originalmente (como o Face, por exemplo!!!)

Então, vamos lá - já que o programinha a que me refiro é uma "mão na roda" para quem usa computadores e acha que só ajustar a intensidade do brilho e cor do monitor não resolve totalmente o problema!!!

OBS. IMPORTANTE: Essas mensagens que circulam aos montes no Facebook, dizendo "Veja como mudar a cor do seu Facebook", seguidas de um link, são FALSAS e acabam propagando vírus. Não caia nessa conversa, heim, galera com Síndrome de Irlen!!!  ;-)

quanto ao software de tecnologia assistiva (do qual falo neste texto), este sim, é confiável, podem ficar tranquilos! Não vai estragar seu computador (desde que baixe e instale da forma correta). Já usei...  e gostei, rerrerré!!! Podem usá-lo para mudar a cor de fundo, sem medo, no Facebook ou fora dele, tá? :-D 

Trata-se do programinha SSOverlay (segue-se o link para download: http://www.eficazfoz.com.br/download) , que vc pode baixar e instalar no seu pc, notebook, ou mesmo no seu pen-drive para usar em computadores da escola ou faculdade, hehehe!!! Veja como instalar e usar: é fácil!!!! OBS: Só funciona em Windows.

Vou explicar como uso a partir do pen-drive, pois quase o tempo todo uso micros que não são meus (por isso nem cheguei a instalá-lo em um PC. )

1 -Quando eu instalei no pen-drive,praticamente não tem diferença em relação a instalar em um pc; é só seguir a sequência de instruções que aparecem no momento do download/instalação. A diferença é na hora de selecionar a pasta de instalação - que, em vez de ser um diretório do PC, é o próprio pen-drive;

2 -Quando eu quero usar o aplicativo, basta eu conectar o pen-drive, abri-lo normalmente no pc e procurar pela pasta "SSOverlay";

3-Ao abri-la, vão aparecer quatro arquivos. Procure pela pasta intitulada "SSOverlay" acompanhada de uma setinha amarela apontada para cima (que é o ícone identificador do aplicativo).

4-Clicando nele 2 vezes, aí vai abrir a "overlay" eletrônica. Vai aparecer uma janelinha, então maximize-a. Dessa forma, irá visualizar o menu de cores disponíveis, bem como a barrinha intitulada "Transparency", na qual vc mexe com o cursor do mouse para a esquerda e direita, a fim de clarear e escurecer mais.

5- Durante o uso, se vc achar que não gostou do grau de cor/transparência escolhidas, é só localizar a setinha amarela apontada para cima, que fica aparecendo na parte inferior do computador (la´ onde ficam os ícones de identificação de som, de data/hora, de presença de pendrives e mp3, etc)... aí clique com o botão direito em cima dela, escolha a opção "Setttings" - e então a janelinha com as opções de cor e transparência serão mostradas, para vc ajustar conforme seu gosto e conforto visual.

6- Quando quero sair do programa, procuro novamente essa setinha amarela, clico com o botão direito em cima dela e escolho a opção "exit". Aí o programa fecha, encerrando sua tarefa.

Acredito que, com ele instalado no PC ou notebook diretamente vc pode pular os três primeiros itens acima. É só localizar o ícone do programa como atalho na área de trabalho e seguir os passos 4,5,e 6 acima.

Que tal? Comente aí abaixo quem já experimentou!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário