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(Crédito da foto: www.santoscity.com.br)

domingo, 30 de janeiro de 2011

Outra preciosidade que achamos na internet!!!

Ooooooopa! Tá achando que a equipe do "Sopa" fica só dormindo? Rerrerré!!! Vamos contar para você o que andamos lendo por aí - e que queremos compartilhar com você!!! :-D
Conforme você pode ver, a cada dia que passa, a gente sempre acha algo legal sobre Inclusão - e, claro, te mostramos! :-) A preciosidade que encontramos hoje foi um blog chamado Inclusão e Educação - cujo link tá lá na listinha do canto direito desta página!

Um dos destaques do referido site foi uma postagem feita pela autora (Tatiane Ricci, pedagoga) no dia 24 de janeiro de 2011. O post fala sobre a Audioteca Sal e Luz - que é uma instituição sem fins lucrativos que produz e empresta livros em áudio para deficientes visuais. Vale a pena dar uma olhada! Aliás, o link para o site dessa instituição é
http://audioteca.org.br/noticias.htm
Leia e divulgue! :-)

Ah! E outro destaque que não podemos deixar de mencionar: a questão da Educação Especial como matéria obrigatória nos cursos superiores!!! Lá vai o link:
http://inclusaoguarulhos.blogspot.com/search/label/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Especial
Ainda são pouquíssimas as licenciaturas que possuem disciplinas de Educação Especial em seus currículos. Isso deveria ser repensado (ou seja, estendido a TODAS as licenciaturas), porque, vejamos: a lei da Educação Inclusiva está aí, e exige-se que os professores, ao terem um aluno com necessidades educacionais especiais em sala de aula, "deem conta" da tarefa de garantir-lhe a aprendizagem adequada. Mas,para isso, é necessária a CAPACITAÇÃO adequada - a fim de que os educadores saibam lidar com tais questões, fazendo com que a lei seja, de fato, cumprida. Incluir um estudante cego, surdo ou com outras especificidades não significa simplesmente permitir que ele frequente as aulas - mas sim PROPORCIONAR CONDIÇÕES ao seu aprendizado! Claro que há professores bastante solícitos e dispostos a ajudar esses alunos, sem dúvida. Mas, com certeza, a capacitação dos profissionais irá ser de enorme auxílio, não é mesmo? ;-)

A autora também coloca uma série de artigos relacionados à questão da Inclusão e Educação Especial:
http://inclusaoguarulhos.blogspot.com/2009/05/artigos-relacionados-ao-tema-inclusao-e.html

Um deles é denominado "Ingresso, permanência e Competência: uma realidade possível para universitários portadores de necessidades educacionais especiais". O artigo, de Solange Leme Ferreira, pode ser acessado a partir do link
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382007000100004&lng=pt&nrm=iso

Ora, afinal, o "calouro" universitário, portador de necessidades especiais, necessita ter garantidas as condições de acessibilidade para seguir seu curso. Já falamos, em um outro post, sobre a história da universitária Fernanda, cadeirante, cuja história foi contada no blog do Jairo Marques (denominado "Assim Como Você") e comentada por nós do "Sopa". Mas o caso dela não afetava diretamente a questão de acesso ao material didático propriamente dito (pois sua deficiência era locomotora). Mas e a questão de um cego (que tem dificuldade de acesso a livros, apostilas, anotações diversas, etc)? E de um surdo, que tem barreiras quanto ao acesso às exposições orais dos conteúdos pelos professores? E os disléxicos, que, embora inteligentes, têm dificuldades na leitura e escrita? Se não houver um apoio adequado (recursos humanos,materiais e pedagógicos) para essas pessoas, elas acabarão por querer abandonar o curso! :-(

O blog "Inclusão e Educação" também traz assuntos relacionados à Linguagem de Sinais, Cegueira, Preconceito quanto à Deficiência e outros temas igualmente importantes.

Boa leitura! :-)

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