sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

"Driblando e Vencendo a Síndrome de Irlen" !!!!!

Por: Débora Rossini

Ooooopaaaa!!! Navegando pelo Facebook afora, já encontrei diversas fanpages e grupos de discussão específicos sobre Síndrome de Irlen (S.I.) Nelas, pacientes, pais e educadores trocam suas ideias, impressões sobre a SI e como lidar com ela, dicas e truques para conservar os óculos espectrais e "overlays", etc. Entretanto, todas essas que encontrei estão em idiomas estrangeiros, sobretudo em Inglês (por serem americanas em sua maioria); não encontrei nenhuma em nosso idioma (a não ser páginas de instituições que oferecem tratamento desse distúrbio - e cujo objetivo, naturalmente, é estar divulgando os serviços e tirando dúvidas)...

Não que eu ache ruim ter essa "enxurrada" de fanpages sobre esse tema apenas em Inglês (ou então em idiomas europeus que boa parte das pessoas, assim como eu, desconheçam)... Pelo contrário: é uma excelente oportunidade para treinarmos o Inglês, idioma falado universalmente!!! As dicas encontradas por lá são legais, e várias delas já serviram de "matéria-prima" para desenvolver textos aqui no blog! Entretanto, por razões fáceis de entender, tais grupos virtuais de discussão acabam por não se inserirem no contexto da realidade brasileira (seja em relação à oferta de tratamento, seja em relação ao processo e tempo de aquisição de óculos, etc). É fácil de compreender o porquê, galera: cada país, com seus contextos, localização geográfica, indicadores socioeconômicos, políticas públicas de educação/saúde e diversas outras coisas, tem a sua "realidade" apresentada no que se refere às condições e acesso de tratamento da Síndrome de Irlen... certinho? ;-)  Por isso é que eu queria ver páginas do Brasil - até mesmo para convidar os internautas (que ali frequentassem) para conhecerem o "Sopa", rerrerré!!!!

Procurei, procurei por fanpages brasileiras sobre o assunto, e não encontrei. Claro que encontrei algumas que são mantidas por instituições que oferecem tratamento para quem tem SI - o que, claro, já é alguma coisa, hehehe!!!- mas o enfoque delas, naturalmente, é para divulgação dos serviços e tira-dúvidas dos pacientes (por sinal, muito boas, e que atendem aos objetivos delas!) Mas eu senti falta de grupos feitos por leigos - tais como pais, pacientes, professores, etc- que tivessem um objetivo mais amplo:  que dessem a oportunidade para que pessoas interessadas no assunto discutissem entre si, trocassem ideias, promovessem debates sobre a SI no contexto brasileiro, etc.

Diante disso, pensei: "já que não tô achando isso na internet, por que não criar um? Vai ver que tem mais gente, por motivos diversos, sentindo falta desse tipo de espaço virtual também!!!" E assim fiz! Criei e botei no ar ontem uma fanpage, sobre isso, no Facebook!!!!! :-D  (Quem souber de algum outro grupo brasileiro de discussão sobre SI no facebook, por gentileza me indique? Desde já, "valeu"!!! )

O nome dela é "Driblando e Vencendo a Síndrome de Irlen". Se você tem facebook, entre lá na página e clique em "Curtir"!!!! :-D
Além de ela agrupar os links para todas as postagens acerca de Síndrome de Irlen que fiz aqui neste blog, ela tem o objetivo de proporcionar um espaço bem gostoso e dinâmico para troca de ideias, debates e divulgação de novidades acerca do referido distúrbio oftalmológico. E, principalmente, de tentar conhecer mais de perto a realidade de pacientes BRASILEIROS com esse problema...


Então, se você é paciente de Síndrome de Irlen - ou se é pai/mãe/professor de alguém com esse distúrbio oftalmológico - ou se é profissional de Educação ou de Saúde, não deixe de acompanhar as novidades que aparecerem aqui no "Sopa" e lá na fanpage também!!! Fiquem à vontade para fazerem seus comentários tanto aqui no blog quanto lá no Facebook!

GOSTOU DESTA INICIATIVA? ENTÃO, COMENTE NO ESPAÇO ABAIXO!!!

POSTS RELACIONADOS
-Síndrome de Irlen e Dificuldades de Aprendizagem: Tudo a ver!

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa e obrigada, está me ajudando e vai ajudar a muitas pessoas com certeza.
    Que Deus te abençõe sempre.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você está gostando, e que está sendo útil para você! :-) O objetivo é este mesmo: disseminar informações, para ajudar a quem precisa! :-)

    Abraços!!!

    ResponderExcluir