segunda-feira, 8 de maio de 2017

VOLTA ÀS AULAS... COM ACESSIBILIDADE!!!!

Por: Débora Rossini 

Ooooopa!!! Este post é dedicado para a galera da Universidade Federal de Lavras (UFLA),  que está em ritmo de volta as aulas, para iniciar o semestre 2017/1. Se você é um estudante que tenha alguma deficiência ou necessidade especial - SEJA ELA PERMANENTE OU TEMPORÁRIA -  este post é para VOCÊ! 

Obs: Mas se você não tem nenhuma necessidade especial, leia assim mesmo, e COMPARTILHE para que chegue em algum colega que necessite, hehe! :) 

Bããão, gente, é o seguinte:

Você tem alguma necessidade especial ou deficiência, que de alguma forma interfira no seu dia-a-dia na Universidade? Tem alguma dificuldade para estudar, para se locomover, ou para seguir determinados tipos de aulas práticas, ou mesmo para morar na cidade, longe de seus pais??? E tá aí, perdidão, sem saber O QUE FAZER para resolver isso?? Tá ficando desanimado com os estudos??

SEUS PROBLEMAS ACABARAM!!!!

Sério, gente!!! Dá uma olhada com calma neste post, que a ideia dele é exatamente te ajudar!!! KEEP CALM AND... continue lendo!!! :-D

[Descrição acessível da imagem: rapaz usando o laptop. Fonte: Getty Images.]


Bom... Se o seu problema está relacionado a alguma necessidade especial dentro da Universidade, você sabia que a UFLA tem um Programa de Apoio aos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais? Afinal, Educação Inclusiva é um DIREITO ASSEGURADO POR LEI, desde o ensino básico até o superior !!! :)

Conhecido pela sigla PADNEE, o referido Programa é uma verdadeira MÃO NA RODA para auxiliar a galera que tenha alguma dificuldade de visão, de audição, de locomoção, de habilidades motoras... ou mesmo necessidades especiais ''invisíveis", tais como Dislexia, TDAH, e outros quadros clínicos que resultem em dificuldades de aprendizagem. Tem uma equipe de profissionais da área de Educação e Psicologia que não só vai ajudar você fornecendo materiais didáticos adaptados, monitores, intérprete de LIBRAS para surdos, e suporte psicológico, mas também orientando os professores sobre como eles podem adaptar as aulas e avaliações para você acompanhar numa boa... e ser um aluno tão bem-sucedido como seus colegas que não tenham nenhuma limitação especial!

''-Tá, mas como proceder?" - você deve estar se perguntando.

Siiiimples!!! :)

1) Entre no site da PRAEC/UFLA, e procure pelo link ''Coordenadoria de Acessibilidade. Como tô boazinha hoje (kkkkk!!!), vou passar o link diretamente para você, ó. Clique aqui!!! :D

2) Após ter aberto o link, você verá as instruções sobre o PADNEE, que é oferecido pela Coordenadoria de Acessibilidade, certo? E, então, vem um link, lááá no fim da página, dando instruções sobre como se INSCREVER para ser assistido pelo Programa. Pra facilitar sua vida (kkk!) tô te passando ele. Clique aqui!    
(Nota: entre a documentação exigida, pede-se o laudo/relatório médico recente, no qual comprova a sua necessidade especial que lhe dá direito a tratamento diferenciado! Entre em contato com o profissional de saúde com o qual você faz acompanhamento e peça tal laudo atualizado, caso você ainda não o tenha.) 

3) Lendo as instruções com atenção, você verá que será necessário preencher um requerimento, solicitando a participação no PADNEE, e anexando o laudo a que me referi no item anterior. Quaisquer dúvidas, peça para a secretária da PRAEC te auxiliar nisso! :)

4) Então, será agendada uma data para que o psicólogo da PRAEC bata um papo com você, para que ele registre pessoalmente o que você precisa, quais suas expectativas em relação ao Programa, além de registrar suas sugestões para que você seja assistido da melhor maneira possível - incluindo aí orientações a seus professores, adaptações de aulas, adaptações de provas, reforço extra, etc.

5) Se sua solicitação for aceita (ou seja, DEFERIDA), então será emitida uma Portaria pela PRG. Mas o que é isso? Oras, trata-se de um documento, que lhe assegura tratamento especial, para fins de maior acessibilidade nas atividades da UFLA! Vão te dar uma via - e a outra ficará arquivada na PRG. Guarde esse papel com carinho, viu?? Enquanto durar o prazo de validade dele, ele vai ser seu ''amigo certo das horas incertas"!!!
 PARA QUEM JÁ ESTAVA INSCRITO NO PADNEE NO ANO PASSADO E PRECISA RENOVAR a inscrição: Atualmente, para o semestre de 2017/1, basta ir à Secretaria da Praec e marcar uma entrevista com o Psicólogo que faz parte do referido programa. Aí, você tem de informar que está ali para RENOVAR sua vaga. Então, no ato da entrevista, você receberá as orientações para o seu caso (se necessita atualizar algum documento, ou não, etc.)  Para maiores informações, ligue para lá nos telefones (035) 3829-1132 / 1070,  ou enviar um E-mail: padnee@praec.ufla.br

AH! E FIQUE LIGADO TAMBÉM EM OUTRA COISA:

É bem provável que suas necessidades especiais possam contribuir para um rendimento acadêmico inferior ao que você gostaria, mesmo se esforçando tanto!!! :-P Aí, bate aquele ''medo" :

''-Nossa, e se eu enquadrar naquelas regras da UFLA que resultam em jubilamento por baixo rendimento acadêmico?"

RELAXE, MEU QUERIDO LEITOR! Nem tudo está perdido. Sabia que, por ter necessidades especiais, você pode ter tais normas flexibilizadas, em caráter de exceção??
Basta ir à PRG, e preencher um requerimento solicitando ''Portaria Para Conceder Tratamento Especial", de forma que DESCONSIDERE para você, em caráter de exceção, as regras presentes nos incisos I, II, III e IV (contidas neste link) que implicam em desligamento do estudante. Importante anexar uma cópia do seu laudo médico que ateste que você possui algum tipo de deficiência ou necessidade especial. Aí será emitido um documento (chamado de ''portaria") pela PRG, que garante que tais normas não se aplicarão a você. Importante: POR REGRA, você PRECISA emiti-las ANTES QUE se enquadre em alguma das situações que levam a jubilamento, para, assim, garantir sua permanência na universidade! ;)

Ah! IMPORTANTE manter também esse documento bem guardado com você, viu??? Se algum dia, mesmo que seja por engano, a PRG te enviar notificação falando que você se enquadrou em algum dos itens que levam a pessoa a ser desligada, aí você entrará imediatamente com recurso nela, comprovando que tem a portaria de tratamento especial. Manjou?  

Enfim... você não está sozinho! Sabe-se que na UFLA tem um monte de estudantes que, assim com você, tem necessidades especiais diversas! Há um grupo (fechado) no Facebook chamado ''Alunos Com Necessidades Especiais - UFLA. " Entre nele e participe... e convide outros colegas que porventura se interessem!

No mais... tem também uns links interessantes para posts que já fiz neste blog, que podem te ajudar muito! Olha a lista aê!  

---Carreira acadêmica e deficiência: Será que dá para conciliar? Saiba mais neste link!

---Na UFLA tem piso tátil para cegos?? Saiba mais sobre ele neste link!

---Você não é de Lavras e tem de morar longe de seus pais, em república/pensão/alojamento, mesmo tendo deficiência. Como se adaptar? Seu guia está aqui neste link!!! 

---Como dar sugestões para os professores darem aulas adaptadas para pessoas com deficiência visual (cegos e de baixa visão)? Clique aqui.

--- Como orientar os professores adaptarem suas aulas para alunos com Síndrome de Irlen (outro tipo de distúrbio visual)? Clique aqui... e se quiser conhecer TODAS as minhas postagens sobre Síndrome de Irlen, para mostrar para seus professores, clique aqui

Então, é isso... Bóra estudar, galera! Ou bóra pra seção de comentários aí abaixo, pra gente conversar mais, hehe! =D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário