(Olha ele aí!!!! Crédito da foto: [1]) |
Para quem não conhece, ou nunca ouviu falar de tal dispositivo, “ voilà ” !!! :-D O sorobã é um instrumento utilizado para fazer cálculos matemáticos por deficientes visuais (DVs). É de grande auxílio, pois, ao contrário de pessoas que enxergam normalmente, os DV s nem sempre podem rabiscar uma folha de rascunhos para fazerem contas, não é mesmo? Então, como forma alternativa ao ato de fazer as contas ”de cabeça”- principalmente se forem cálculos extensos- os deficientes visuais tem essa opção.
Esse instrumento é de origem oriental. Segundo Fabiano Boghossian Esperança em sua página na internet, “O Sorobã está dividido em dois retângulos: um largo com 4 rodinhas em cada eixo e, outro estreito com apenas 1 rodinha. Serve de separação entre os retângulos uma tabuinha chamada régua, que tem, de 3 em 3 eixos um ponto em relevo, tendo seis ao todo. É junto da régua que se escreve e que se lê os algarismos. Para se calcular com o Sorobã, coloca-se o mesmo sobre uma mesa de modo que o retângulo largo fique mais próximo de quem vai calcular."
No sorobã, pode-se efetuar todo e qualquer tipo de operaçaõ matemática! Incrível, não? Como pode-se ver na figura, o instrumento possui hastes verticais com elementos móveis. Isto possibilita fazer cálculos de contas com valor 1 e 5, separados pela haste horizontal que se pode ver na foto acima.
Facilita bastante a vida de quem tem problemas significativos de visão, não? ;-) Pelo fato de ser difícil -ou impossível- para o DV ver a lousa e compreender a operação matemática que, no alfabeto comum de quem enxerga, é feito na vertical, o DV faz o cálculo na horizontal. O sorobã vai ser de grande auxílio nisso, tornando mais fácil para a resolução das equações!
Quer ler mais sobre o tema? Clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário