quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Tecnologias Assistivas: o "Sopa" de PLANTÃO!!!

OOOOPAAAA!!! :-) Navegando na internet, descobrimos um site bastante legal para quem é deficiente visual e utiliza tecnologias assistivas! Aliás, o site é bacana para todo mundo: tanto pros DVs que usam recursos computacionais adaptados quanto pros normovisuais que trabalham com DVs (e, consequentemente, utilizam ou aprimoram tais tecnologias)!! O nome do site é Movimento Livre. Seu link é encontrado no canto direito desta página.

Ele fala sobre Informática Inclusiva, Educação Inclusiva, Cultura Inclusiva, Acessibilidade... tem uma série de informações, truques e dicas! :-)

Uma coisa legal que o site traz são dicas para os deficientes visuais se saírem bem na hora da digitação. Uê, tá achando que é só conseguir um teclado Braille e pronto? Nada de "mamata": na maioria das vezes, usam-se teclados comuns como os que todo mundo utilizam. Aí, o deficiente visual tem de saber digitar com todos os dedos, e ir acompanhando os sons do leitor de tela enquanto isso! Rerrerré! Quer saber mais? Lá vai o link, ó:
http://movimentolivre.org/artigo.php?id=53
e a continuação do texto está em
http://movimentolivre.org/artigo.php?id=95

Há vários artigos bem legais também sobre Educação Inclusiva. Um deles aborda o seguinte assunto: uma discussão que ocorre bastante entre as pessoas envolvidas com Informática e Educação Inclusivas, que é acerca do "Braille versus a tecnologia computacional assistiva". Isto porque, na atualidade, boa parte dos livros para deficientes visuais costumam ser digitais - para a pessoa ouvir o texto- em vez dos tradicionais livros em Braille. Existem, sim, bastantes livros em Braille hoje em dia; porém eles têm um custo de produção alto e ocupam muito volume. Aí, ocorrem discussões e mais discussões: a tecnologia computacional está "matando" o Braille aos poucos? Ou ela é um recurso tecnológico que tem como finalidade somar benefícios ao usuário de Braille? Você pode ver o texto (e outros, também)no link:
http://movimentolivre.org/educacao/index.php


Tem um material bem legal sobre os leitores de telas Jaws, Virtual Vision, Dosvox, Orca(para Linux)e NVDA:
http://movimentolivre.org/artigo.php?id=50

Boa leitura! :-)

6 comentários:

  1. Olá amigos...
    Obrigada pela postagem referente ao meu blog e é sempre muito bom conhecer espaços que informem e discutam a educação e inclusão em nosso país.
    Gostaria de poder manter mais contato com você, inclusive conversar sobre atividades para educação especial que envolvam a temida matemática! rs
    Divulguei o blog em vários lugares.
    Bom saber que estamos caminhando juntos!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo, Tatiane! :-)
    É bom saber que, assim como nós, há pessoas empenhadas em divulgar a Inclusão na Educação - assim como proporcionar reflexões e ações para melhorar a qualidade da Educação Especial!

    Você pode entrar em contato conosco pelo nosso e-mail (ver o tópico "Contate-nos", situado na margem direita desta página.

    Um grande abraço! :-)

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou o responsável pelo desenvolvimento do site do Movimento Livre, e fiquei muito feliz em ver nosso trabalho sendo divulgado em outros sites/blogs.

    Muitíssimo grato por essa divulgação novamente.

    NO site trabalhamos com um conceito de educação chamado ética (educação, turismo, informática, cultura e acessibilidade) para o deficiente visual.
    s
    E esperamos que todo deficiente visual tenha essa 'ética' para abrir caminho para sua inclusão na sociedade.

    Obrigado novamente

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você ficou satisfeito, Ricardo! :-) E, mais uma vez, parabéns pelo trabalho desenvolvido!
    Aliás, aproveitamos aqui a oportunidade para dizer-lhe que foi muito criativa a maneira pela qual você expressou o conceito de "ética" (Educação, Turismo, Informática, Cultura e Acessibilidade)! :-) Sem dúvida, é disso que os portadores de necessidades especiais (tanto visuais como outras) necessitam: de oportunidades de desenvolverem seus talentos e potencialidades por meio da educação adequada e de acesso à informática e à cultura; de oportunidades de turismo, para ampliar a gama de conhecimentos e de experiências; de acessibilidade, a fim de assegurar a plena realização de tais atividades mencionadas; e, principalmente, das iniciais da sigla (É.T.I.C.A.),para poder derrubar preconceitos e ter assegurado seu direito de mostrar, para as pessoas sem deficiência, que os portadores de necessidades especiais também podem contribuir - e muitoooo!- para a sociedade.
    Mais uma vez,parabéns pelo seu belo trabalho!
    Um abraço, e continue acompanhando nosso blog! :-)

    ResponderExcluir
  5. Olá amigos sopeiros, é importante eu dizer que sou o programador e mantenedor do site. O Movimento Livre, por enquanto um movimento social (estamos nos estruturando para nos formalizarmos juridicamente), é composto por outros membros especialistas nas mais diversas áreas da inclusão do dv, como educação especial, acessibilidade e tecnologias assistivas, entre outros. E o detalhe: somos todos dvs.

    Vamos manter contato. Adorei o blog. Os posts são bem humorados e leves.

    Já coloquei o link do vosso blog na área de parceiros e amigos do Movimento Livre
    http://www.movimentolivre.org/outros/links.php

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Viu só, Ricardo? O próprio site de vocês é uma prova de que os DVs tem totais condições de contribuir com a sociedade, desde que tenham as questões de acessibilidade resolvidas. Olha o trabalho legal que você e sua equipe fazem! E um trabalho muito bem feito, por sinal! Aliás, como vocês próprios são DVs, são exatamente vocês (e outras pessoas com problemas de visão que colaboram com o site) que sabem exatamente quais as necessidades que alguém que não enxerga possui - bem como têm maiores condições de propor soluções de acessibilidade para aprimorar o que já existe! Isto porque vocês vivenciam no dia-a-dia o que é ser cego, e o que é que deve ser melhorado para, digamos, "turbinar" a qualidade de vida dos deficientes visuais! Certo? E,sem dúvida, a rica experiência que vocês possuem, digamos,"na prática" (além, claro,do embasamento teórico relacionado à formação profissional de vocês) dá para discorrerem com grande conhecimento sobre o assunto!
    Qualquer dica ou sugestão de temas, podem continuar entrando em contato conosco! Aproveitando a oportunidade, gostaria de perguntar algo: como vocês todos são DVs, certamente, cada um de vocês utiliza leitores de tela diferentes, não é mesmo? (Isto porque, pela convivência com cegos, sabe-se que cada pessoa adapta-se melhor a um determinado tipo de leitor de tela em relação a outro...)Sendo assim, gostaria que, ao longo do tempo, vocês fossem relatando quais leitores de tela são melhores (ou piores) para ouvir a nossa página. Isto porque queremos "turbinar" o tópico de Dicas de Acessibilidade que colocamos na margem direita de nossa página - e, portanto, fazer um ranking dos leitores de tela "melhores" para degustar o "Sopa"! Rerrerré!
    Um abraço!!! :-)

    ResponderExcluir