Imagem

Imagem
(Crédito da foto: www.santoscity.com.br)

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

CARDÁPIO DO DIA: Sopas de números e de letrinhas...em Braille!

(Fonte da imagem: [1])











Ooooooopaaaa!!! Encontramos, online, mais um "ingrediente" para o "cardápio" dos leitores!!!

Em abordagens iniciais do nosso blog -quando ele estava apenas começando e ainda era uma atividade avaliativa de uma disciplina obrigatória do curso universitário de Matemática- publicamos posts sobre como os deficientes visuais fazem para aprender; e demos aos leitores uma noção de como estudantes com limitações de visão fazem para ler, escrever, fazer contas... enfim, estudar. E hoje, recebemos um comentário do Ricardo de Melo, desenvolvedor do site Movimento Livre, no qual ele convida os "Sopeiros" (é assim que ele chama os blogueiros do "Sopa", de maneira bem humorada, rerrerré!) a fazerem uma "visitinha" na página deles. E lá está o ótimo artigo, datado de 02 de fevereiro de 2010 e assinado por Regina Célia, intitulado "Ferramentas usadas na alfabetização do deficiente visual".

"Mas peraí", você deve estar se perguntando, "os 'Sopeiros' mexem é com sopa de números, e não sopa de letrinhas... então, por que será que eles estão indicando como sugestão de leitura um texto que fala em ferramentas de... alfabetização?"

Calma, leitor! Rirrirri! Dá uma olhada no artigo que estamos recomendando... e depois você me fala se tem ou não relação com a sopa de números:
http://movimentolivre.org/artigo.php?id=106

O artigo detalha mais as explicações que demos anteriormente, sobre "como os deficientes visuais fazem para estudar". Ele começa explicando sobre o que é deficiência visual, de acordo com as denominações da medicina oftalmológica. Ficou bastante didático, detalhado e explicativo! :-) Em seguida, a autora explica, detalhadamente, como o deficiente visual faz para ler e escrever - e mostra fotos bem nítidas do que são os instrumentos de escrita de um deficiente visual (regléte, punção, máquina Braille), bem como quais são os recursos computacionais utilizados para que seja possibilitada ao deficiente visual a produção e a recepção de textos escritos. A autora ainda mostra algo sobre recursos de ampliação para pessoas com visão subnormal.
Ah! E a matemática também foi lembrada no artigo! Vem a explicação do que é o sorobã (instrumento utilizado para deficientes visuais fazerem cálculos, e do qual já falamos em uma das postagens que fizemos em novembro de 2010)!!!

E então, leitor do "Sopa"? Viu como o tema abordado tem também a ver com a temática do "Sopa"? Os recursos descritos no artigo cujo link está aí acima são úteis não só na alfabetização de um deficiente visual, como também na manutenção das habilidades de leitura e escrita de uma pessoa que perdeu a visão depois de crescida e alfabetizada na escrita convencional dos normovisuais... e serve também para os estudos de matemática!!! Afinal, são estes instrumentos que abrem as possibilidades para que um DV faça suas anotações nas aulas de matemática, faça cálculos, ouça apostilas digitalizadas por meio de sintetizadores de voz de computadores... Sem dúvida, o texto escrito por Regina Célia tem tudo a ver não só com a alfabetização propriamente dita, mas também a diversas áreas do conhecimento, nas quais a produção e recepção de textos (sejam eles de português, matemática, história, física, química...) é indispensável para a aprendizagem adequada! Valeu, Regina Célia e à equipe do Movimento Livre, que trabalhou para que tal artigo fosse publicado!!! :-) Parabéns!!!

[1] Crédito da imagem utilizada no início deste post: www.gourmandisebrasil.blogspot.com

4 comentários:

  1. Parabens, pessoal.
    Gostei muito do trabalho, e estou gostando muito do que eu estou lendo.
    Vamo divulgar mais este trabalho.
    So hoje que eu fiquei sabendo.
    Ate mais.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Oi,Thiago! Que bom que você gostou do trabalho e se interessa por divulgar nosso blog! :-) Sugestão: conversa lá com o pessoal do Centro Acadêmico de Matemática, para eles ajudarem na divulgação do blog para a comunidade acadêmica (professores, alunos, etc). "Valeu"!!!! :-)

    ResponderExcluir
  3. Olá Sopeiros,tudo bem?

    como sempre é ótimo ver nosso trabalho "sendo servido em porções por aqui". Realmente a sopa daqui é de ótima qualidade.

    Parabéns pelo trabalho e pelo blog.

    O Sopa já faz parte do meu cardápio internético!

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Ricardo! Você e a equipe do site Movimento Livre - bem como todos os outros leitores- podem saborear a "Sopa" à vontade!!! E podem ficar tranquilos,pois esta "Sopa" aqui não tem caloria alguma - logo, não vai prejudicar a silhueta de quem a aprecia! :-D Abração!

    ResponderExcluir