quinta-feira, 17 de novembro de 2011

POST COMEMORATIVO - É FESTA!!!! UM ANO DE “SOPA”!!!!!

Por: Débora Rossini

Uh-rrúúú!!!! Como o tempo passa rápido, heim???

Não podemos deixar de assinalar essa data tão especial: O PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO “SOPA”!!!! Isso mesmo!!! Hoje, 17 de novembro de 2011, este blog completa um ano!!!

Se você é um leitor novato e não conhece a história deste blog – ou seja, como essa “Sopa” começou, relaxe: vamos recapitular tudinho neste post!!!

Bom, o negócio é o seguinte: tudo começou com um trabalho avaliativo da disciplina Comunicação e Expressão, oferecida no primeiro período do curso de Matemática da Universidade Federal de Lavras/MG. O professor passou como trabalho avaliativo a criação de um blog sobre Matemática; e, durante um prazo de algumas semanas, deveríamos fazer postagens regulares na página – que, depois de um certo tempo, seriam comentadas pelos colegas de turma e avaliadas pelo professor. Foi feito em um grupo de seis alunos – além de mim, tinham os colegas de classe Alexandra, Paulo, Taciane, Expedita e Isolina.

Propus a eles que fizéssemos postagens sobre o tema “Educação Inclusiva” na Matemática; afinal,é uma temática que, atualmente, está “em alta”... afinal, a Educação Inclusiva tem forte importância de abordagem, principalmente em Ciências Exatas!!!! Isso sem contar que eu já tinha uma certa experiência com esse tema - e por isso já tinha bastante material de pesquisa que pudesse nos auxiliar na escrita das postagens! A galera concordou, e... botamos a mão na massa!!! Rerrerré!!! Dessa forma, no dia 17 de novembro de 2010, o “Sopa de Números na Educação Inclusiva” (carinhosamente apelidado de "Sopa" ) entrou para a blogosfera, com as suas 2 primeiras postagens: Matemática para Deficientes Visuais- Introdução” e “Alunos Deficientes Visuais numa Aula de Matemática

A partir daí, diversas postagens se seguiram... até que, em um dado dia de dezembro, o professor avaliou o trabalho e deu a nota. Dias depois, encerrava-se a disciplina e o semestre letivo. (Obaaa! Férias!!! )

No entanto, o “Sopa” já tinha sido visualizado e lido por diversas pessoas da comunidade acadêmica da UFLA, e (modéstia a parte!!!) foi bastante apreciado!!! Então, vieram várias sugestões para que o grupo, mesmo depois de encerrada a disciplina Comunicação e Expressão, continuasse voluntariamente escrevendo no “Sopa”, fazendo com que ele continuasse no ar e atualizado regularmente. Legal!!!! A ideia foi aprovada, e as postagens foram continuando.

No entanto, no início de 2011, com o reinício das aulas, diversos membros da nossa equipe viram-se às voltas com inúmeras tarefas para dar conta ao mesmo tempo (conciliar estudo, profissões, outras responsabilidades diversas, etc)... e , por isso, viram impossibilidade em alocar tempo para dedicar-se ao trabalho aqui no blog, nessa nova fase. Sendo assim, da equipe original, apenas os integrantes Débora (sou eu!) e o Paulo continuamos sendo os “mestre-cucas” da preparação dessa “Sopa” virtual da qual você, internauta, se serve com certa regularidade.

Neste 1 ano de “Sopa”, pudemos contabilizar, através das ferramentas de estatísticas do blog:

-Número total de postagens (até a finalização deste post): 18.261

Posts mais lidos:


Países que mais visualizaram nossa página:

1) Brasil : 15.656

2) Portugal : 1.507

3) Estados Unidos: 403

4) Rússia: 137

5) Alemanha: 64

(Tiveram outros países também na lista; entre eles, podemos mencionar: França Itália, África do Sul, além de diversos países africanos de língua portuguesa, como Cabo Verde e Moçambique. )

Não podemos esquecer de que todo esse sucesso não se deve apenas aos mestre-cucas que atualmente preparam esta “Sopa”!!!! Afinal de contas, merece destacar:

-Se não fosse o trabalho avaliativo proposto pelo Prof. Marco Villarta (do Departamento de Ciências Humanas da UFLA) na disciplina Comunicação e Expressão, quando éramos calouros do curso de Matemática, este blog nem existiria! Então, dos parabéns a esse primeiro aniversário do blog, o referido professor merece sua cota!!! Rerrerré!!!!

-Também aos colegas que fizeram parte da nossa equipe de trabalho quando este blog era ainda apenas um trabalho acadêmico avaliativo, vai outra cota dos parabéns aí! Afinal, eles deram suas contribuições naquela época, bem como dicas e sugestões;

-Outra coisa: graças aos nossos colaboradores eventuais – como a professora Elaine Frade (do Departamento de Educação da UFLA), o professor Raphael de Bettio (do Departamento de Ciência da Computação da UFLA), e a graduanda em Letras (pela UFMG) Raquel Rossini, muitas sugestões e dicas foram dadas para que este trabalho fosse sendo aperfeiçoado... e os ótimos resultados proporcionados pelas ideias dadas, as estatísticas de acesso do blog mostram!!!! Uh-rrúúúú!!!!!!! :-D

-E também algo muuuuito importante: os leitores!!!! Com seus acessos e feedbacks dados nas seções de comentários deste blog, por e-mails e também nos espaços virtuais do Orkut e Facebook, fomos vendo que nosso trabalho foi bastante lido,divulgado e comentado. Legal demaaais !!! Rerrerré!!!

Em linguagem matemática: “o somatório de todos esses fatores é igual a 18.261” (que é o número total de visualizações de nosso blog em um ano, até o fechamento deste post)!!!!

E a festa vai continuar! Aguarde, leitor, que novas postagens virão! Nesse corre-corre de fim de ano, repleto de provas e trabalhos, as postagens acabam ficando um pouco mais espaçadas mesmo, mas... não se preocupe! Vida de aspirante a matemático é assim mesmo! Assim que der uma brechinha na agenda, as postagens aumentarão a frequência. É só aguardar!

2 comentários:

  1. Olá colegas do "Sopa", parabéns a todos e todas que contribuiram durante este primeiro ano de trabalho, dentre muitos que virão, para que o blog seja este sucesso.

    A grande novidade é que junto com o aniversário do "Sopa" foi assinada pela presidente O Plano Nacional dos Direitos dos Deficientes. Vale a pena conferir o link:
    http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=11&noticia=44877

    São conquistas que merecem ser comemoradas.

    Elaine Frade

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Elaine!!! :-) Saiu no site G1 ontem uma matéria sobre a apresentação do referido plano pela presidenta Dilma!!! Veja:
    http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/11/dilma-chora-ao-lancar-plano-para-pessoas-com-deficiencia.html

    Realmente, foi uma grande coincidência com o primeiro aniversário do "Sopa",hehehe! E agora é termos bastante pensamento positivo para que tal medida de apoio aos deficientes dê certo! ;-)

    Abraços!

    ResponderExcluir