quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

"Forte" Felipe!

Por: Débora Rossini

Oooooopaaaaa!!!! Antes de ontem - 13 de dezembro- foi o Dia do Deficiente Visual. E mesmo com o aperto das provas e trabalhos de fim de ano letivo (áááfff !!!!!) , foi possível dar um jeitinho de o "Sopa" não deixar passar essa data em branco (mesmo que com dois dias de atraso, devido ao "corre-corre"... mas tudo bem, rerrerré!) !!!!!

Por coincidência, foi justamente antes de ontem, exatamente num 13 de dezembro, que eu tive a oportunidade de ver um vídeo, produzido pela TV Universitária da Universidade Federal de Lavras e que está disponível no YouTube. A reportagem - que na verdade foi veiculada na tevê há alguns meses atrás- mostra um exemplo de que deficiente visual pode - E DEVE!!!- fazer o curso universitário QUE LHE AGRADA, mesmo com as dificuldades que possam ocorrer devido à limitação de visão! Ou seja: "sem essa" de escolher este ou aquele curso porque "parece ser o mais fácil".

O grande "astro" do vídeo é o grande amigo Felipe Fortes, estudante do sexto período de Física na Universidade Federal de Lavras. O cara faz jus ao sobrenome dele: com uma incrível força de vontade (olha o trocadilho aí!!!!) , ele "manda ver" em um curso de graduação que, tradicionalmente, depende de habilidades visuais para ser feito: afinal, são inúmeras as fórmulas matemáticas e físicas, tabelas, gráficos, fluxogramas, desenhos, acompanhamento de experimentos em laboratório!!!!!

No vídeo, ele conta que perdeu a visão aos 18 anos - mas, mesmo assim, fez cursinho pré-vestibular , a fim de conquistar uma vaga no curso superior de Física. Ele explica também quais os motivos que levaram-no a escolher tal curso. Alguns de seus professores também aparecem dando entrevista, contando como realizam adaptações em suas aulas para que o Felipe acompanhe bem o conteúdo ministrado.

Curiosamente, a ideia para esta postagem veio de um leitor assíduo deste blog- que, depois de ver o vídeo no You Tube, perguntou por e-mail se o "Sopa" já tinha publicado algo acerca do assunto. "Seria bom, não é?"- disse o leitor em sua mensagem. Então, lá vai o link para o vídeo (que, por sinal, já foi bastante divulgado aqui na UFLA)!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=VEl8UQDR-1M

Tá aí mais uma prova, uma evidência, uma demonstração, de que, mesmo com a potência visual comprometida, é possível para uma pessoa desenvolver talentos, habilidades ... e atingir objetivos como qualquer pessoa que tem a visão funcionando a todo vapor!!! Rerrerré!!!!! É difícil, mas é possível!!!

A mensagem do "Sopa" - destinada a toda a galera que enfrenta a batalha da vida com a falta de potência visual - é a seguinte:



"Você tem baixa visão ou é cego?
Se respondeu 'sim'... não tem como negar que a vida de deficiente visual é uma batalha sim. É árdua sim. Tem hora que estressa, sim.
Só quem é ou já foi deficiente visual sabe que o dia-a-dia é mais desafiante, devido à falta de acessibilidade - e, principalmente, de sensibilidade de muita gente "dita normal" que tem por aí.

Mas a vida é um grande jogo. E você tem todo o jeitão de vencedor! Você tem toda a força do mundo para fazer o que quer, o que sonha, o que gosta. Há dificuldades devido à falta de visão, há um maior esforço despendido, mas... nada se compara ao gostinho de vitórias que, pouco a pouco,vão aparecendo.

Estude, trabalhe, desenvolva talentos, dedique-se a algum "hobby", faça amigos!!! E lembre-se de que, felizmente, ainda existem bastantes pessoas que realmente são suas aliadas nessa batalha cotidiana ... e não fique dando ouvidos para pessoas preconceituosas e desinformadas. Como tudo que é mais difícil acaba tendo mais valor, saiba que as suas conquistas vão ter um gostinho muito mais interessante, depois que você der conta de que superou muitos obstáculos que muita gente, tachada de "normal", não consegue... Como diria o grande Jairão (Jairo Marques) do blog "Assim como você": "- Bóra 'dominar' o mundo!!!!"

Fica aqui, então, a presença marcada pelo "Sopa" , em relação ao Dia do Deficiente Visual deste ano!!!

Um comentário:

  1. Parabéns pela divulgação do video do Felipe! Por isso mesmo que a UFLA está sendo considerada uma das melhores universidades do país. Com um trabalho dessa qualidade, a UFLA merece ser aplaudida de pé!

    Paula.

    ResponderExcluir