terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ainda não sabe usar o Dosvox? Sua oportunidade de aprender chegou!!!

Por: Débora Rossini

Para quem nunca ouviu falar em Dosvox, o "Sopa" explica: é um sistema operacional computacional, que permite que deficientes visuais utilizem o computador (por meio de feedback sonoro , já que o usuário não vê a tela). Assim sendo, tudo o que está escrito na tela ou que é digitado é lido em voz alta, com voz sintetizada, para a pessoa que não enxerga! Para quem quer saber mais detalhes sobre tal software - bem como em que circunstâncias tal sistema operacional foi criado- tem um artigo na revista da Sociedade Brasileira de Computação ("SBC Horizontes") que conta a história da criação do Sistema Dosvox. Tá curioso? Clique aqui para ler!

(Curiosidade: adivinha quem é um dos três autores do artigo, hã, hã, hã??? Se você palpitou que é a "Sopeira" que "pilota" este teclado e vos escreve, acertou!!! Só que, na época em que o artigo foi escrito, eu ainda não tinha ingressado no curso de Matemática, embora já curtisse bastante mexer com números, computadores e tecnologias, rerrerré!!!)
Se você é cego ou com baixa visão - ou se, mesmo tendo a visão potente, se interessa em trabalhar com Educação Inclusiva para deficientes visuais - e ainda não sabe como usar o tão falado Sistema Dosvox... comemore!!! Vem aí o "Curso para Multiplicadores de Dosvox na Perspectiva da Educação Inclusiva"!

"Pô... mas eu não tenho tempo nem grana para me deslocar até o Rio de Janeiro para fazer tal curso... é lá que fica a UFRJ [o local onde o Projeto Dosvox é desenvolvido], né? " - certamente, você tá aí, chateado, pensando assim...

TCHAM-TCHAM-TCHAM!!!! SEUS PROBLEMAS ACABARAM!!!! :-D Enxugue suas lágrimas e guarde o lencinho para uma ocasião em que ele seja indispensável de fato!!!! Graças à poderosa ferramenta chamada Internet, você poderá fazer o referido curso ONDE VOCÊ ESTIVER!!! Basta, claro, ter um computador e conexão à internet! O curso será totalmente À DISTÂNCIA!!!

"-Uhrúúúúú !!!" - certamente você e um punhado de internautas devem estar gritando.

Então, lá vão as informações a respeito desse curso, moçada!!!!

Início: 06 de fevereiro de 2012.

Apresentação: "Para mutiplicarmos cada vez mais um conhecimento transformador da vida de muitos indivíduos, criamos esse curso cujo o objetivo é fazer com que Educadores de formação em nível médio, alunos de curso de graduação, graduados e pós-graduados de todas as áreas reflitam a respeito da tecnologia Dosvox e construam seus conhecimentos de forma que possam atuar como instrutores comprometidos com a inclusão social.
O curso promovido pelo Instituto Técio Paccitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais será totalmente à distância com dois encontros on-line obrigatórios realizados através de ferramenta de comunicação síncrona. Os alunos terão contato com um fluxo de documentos de diversos formatos e com demais ferramentas que os proporcionem o trabalho e a aprendizagem colaborativa. "
[1]

Professores Responsáveis: "Coordenação Pedagógica - Professora Ida Beatriz Mazzillo
Coordenação Geral - Professor Dr. José Antonio dos Santos Borges"
[1]

Ementa do curso: "A proposta do curso. Dosvox: Multiplicando o conhecimento. Conhecimento do computador e seus componentes. Principais tecnologias usadas por deficientes Visuais. Operações básicas no Dosvos. O Edivox e suas funcionalidades. Os jogos do Ambiente Dosvox. Os Utilitários Falados. Internet e primeiros contatos. Correio Eletrônico: Cartavox. Navegador Webvox. Papovox: um chat para pessoas com deficiência visual." [1]


Para maiores detalhes (ementa, material didático, contato com os organizadores), clique no site oficial do curso. Lá vai o link para lá, ó: http://intervox.nce.ufrj.br/~bia/curso/index.html

Gostou? Então,"divirta-se" com o fantástico mundo da Informática!!!! :-)

[1] Referência para o site oficial do evento.

2 comentários:

  1. O DOSVOX possibilita maior autonomia a pessoa com deficiência visual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Arthur! E agora, em 2016, já existe o NVDA, que também é um leitor de telas gratuito, e que funciona com a plataforma Windows - e não em um ambiente virtual separado, como o Dosvox! Portanto, dependendo da necessidade do usuário, é interessante ter ambas tecnologias instaladas na máquina do usuário com deficiência visual (que irá optar por um ou outro leitor de tela conforme sua necessidade no momento!)

      Grande abraço, e volte sempre neste blog! =)

      Excluir