Imagem

Imagem
(Crédito da foto: www.santoscity.com.br)

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

SÍNDROME DE IRLEN E O DESCONHECIMENTO DESTE DISTÚRBIO POR PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM EM ÓPTICAS

Por: Débora Rossini 

Oooopa!!! O assunto da postagem de hoje eu já abordei há alguns meses atrás na minha fanpage ''Driblando e Vencendo a Síndrome de Irlen''. Mas, como as postagens no Facebook vão ficando difíceis de localizar à medida em que novas postagens vão sendo feitas ao longo do tempo, resolvi falar novamente do assunto, aqui no blog. Afinal, é algo que considero ''de utilidade pública'' para quem tem o problema de visão denominado Síndrome de Irlen... e aqui no blog é beeeem mais fácil de achar as postagens, né? ;-) 

Trata-se do fato de que pessoas com Síndrome de Irlen (SI) usam ÓCULOS para corrigir o problema, quando a intensidade deste é mais grave. Porém, o pessoal das ópticas NUNCA OUVIRAM FALAR NESSE DISTÚRBIO DE VISÃO!!!! :-( 
(Aliás, infelizmente, a Síndrome de Irlen ainda é pouco conhecida e divulgada... chuif!!)  
Minha sugestão é que a equipe do Hospital de Olhos de Minas Gerais, que faz um excelente trabalho na divulgação (e no diagnóstico & tratamento) da SI,  promovesse, também, capacitação sobre SI destinada aos profissionais do ramo óptico (assim como já fazem há alguns anos com os profissionais de Saúde e de Educação!) . Desta forma, se os profissionais do ramo óptico forem devidamente capacitados, sem dúvida não só ajudarão na questão informativa acerca de um distúrbio de visão pouco conhecido, como também saberão orientar adequadamente os pacientes com SI a escolherem o modelo de armação correto - de forma que atenda aos requisitos necessários, mas de acordo com o formato e tamanho do rosto da pessoa!!!  ;-)

Sendo assim, um tipo de estabelecimento que, na minha opinião, poderia ajudar (e muito!) na divulgação da SI para a população seriam as lojas que vendem óculos (ópticas). Embora elas NÃO tenham como fazer as lentes de Irlen (para conseguir ter óculos de Irlen no Brasil, deve-se encaminhar os óculos, já com a dioptria necessária, para o Hospital de Olhos de MG, que por sua vez envia a laboratório especializado nos EUA), as óticas têm um papel fundamental na hora de comprarmos as armações (que devem atender a uma série de requisitos - explicados pelo Hospital de Olhos de Minas Gerais - que incluem material, modelo e tamanho da armação.)

Além disso, se os profissionais que trabalham em ópticas souberem, sobre óculos de Irlen, o que for necessário às suas atividades de trabalho, sem dúvida facilitará a vida dos pacientes quando ocorrerem imprevistos com a armação dos óculos (ex: ter de apertar a haste ou trocar as plaquetas de apoio do nariz). 
Digo isto porque JÁ ACONTECEU COMIGO umas TRÊS vezes de ter de apertar a armação dos óculos, que vivia escorregando no meu rosto. Embora eu esteja ciente de TOOOODAS as recomendações do Hospital de Olhos em relação aos cuidados que temos de ter com os óculos (algo meio que ''não pode mexer neles, depois de colocados os filtros, senão pode estragá-los!), eu não podia ficar com eles caindo no meu rosto. Aí eu ia a ópticas de confiança na minha cidade, mas sempre dizendo aquele discuuurso para o atendente, após pedir para fazer o ajuste:

''-EU SEI que vocês, por cortesia, adoram passar algo nas lentes, tais como limpeza com pano ou produto, mas PELAMORDEDEUS NÃO façam isto com estes óculos! Eles são para corrigir Síndrome de Irlen, que é um tipo de fotossensibilidade ocular à luz, e essas lentes especiais, diferentes de todas que vocês conhecem, são feitas nos EUA. Se limpar com pano comum ou usar 'qualquer produto', inutiliza completamente os óculos, que custam caríssimo! Por favor, ESQUEÇAM de encostar nessas lentes, e POR GENTILEZA SÓ FAÇAM isso que tô pedindo, que é na haste para apertar!"

Aí, é claro, nunca tive problemas com danos nos óculos (apesar, de sempre, ter aquele friozinho na barriga, com medo de inutilizar meu$ óculo$)... porém, diante de toooodo esse discuuuurso que eu era forçada a fazer, acabava vendo a cara de assustado do vendedor... e, no final,sempre tinha de mostrar ser simpática e sorridente, a fim de que ele não pensasse que eu fosse uma estressadinha chata. kkkkk! Agora imaginem eu ter de fazer tooodo esse passo-a-passo (o discurso e a cara simpática, mesmo não estando tanto a fim) CADA vez que necessito apertar os óculos? (óculos grandes pra gente magra dão é nisso, kkk).

Por isso é que falo: se, por um lado, os caras da óptica acabam aprendendo sobre algo novo quando tenho de apertar os tais óculos, por outro lado, seria bom se eles JÁ tivessem tal conhecimento prévio, evitando assim maior trabalho da minha parte.


Se você que está lendo isso é profissional do ramo óptico ou conhece algum, COMPARTILHE!! Mostre este texto para ele! Se você é dono de óptica, procure informações sobre óculos de Síndrome de Irlen, e fale delas para seus funcionários!!! Além de facilitar a vida de muitos clientes, será um aprendizado bastante interessante para você e sua equipe, também!!! ;-)

E VOCÊ, LEITOR(A)? JÁ PASSOU POR ALGUM ''PERRENGUE'' SEMELHANTE AO RELATADO ACIMA? Conte sua experiência no espaço abaixo destinado a comentários!!! =) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário