domingo, 23 de agosto de 2015

Vida de pessoa com deficiência: um grande ''game''

Por: Débora Rossini

Ooooopa! O post de hoje é para motivar a galera com algum tipo de deficiência/necessidade especial a ter ''força na peruca'' (rsrsrs) e ir em frente, driblando suas dificuldades cotidianas e conseguindo atingir seus objetivos! 

Já publiquei algo parecido na minha fanpage ''Driblando e Vencendo a Síndrome de Irlen'', tendo como foco a galera que possui o referido distúrbio oftalmológico. Mas achei legal adaptar o post de forma que estendesse a quaisquer pessoas que enfrentam algum tipo de necessidade especial (pois, afinal, não é só quem tem um determinado distúrbio oftalmológico é que tem de encarar diversas barreiras de acessibilidade, inclusão e coisas do gênero, né? Hehehe! ) 

Então, vamos ao ponto. Vida de pessoa com deficiência tem um monte de desafios - mas, se deixar de lado os pensamentos autodepreciativos e se considerar isso tudo como um grande ''game'', com certeza dá para se sentir mais forte (e experiente) diante de cada obstáculo vencido. Você, pessoa com deficiência, já pensou nisso? :-) É interessante (e motivador, hehehe!!!)  encarar o dia-a-dia de desafios e adversidades como se fosse um grande ''videogame'' ao estilo ''RPG'' - só que offline e na vida real!! B-)

Quer ver só?? Assim como nos seus videogames favoritos, você tem:

--DESAFIO : Cumprir com seus objetivos de formação acadêmica, de metas profissionais e de realizações pessoais. 

-- INIMIGOS A ENFRENTAR: Os problemas decorrentes do fato de você ter algum tipo de deficiência (tanto os sintomas clínicos da mesma quanto as consequência delas em suas atividades);

-- EQUIPAMENTOS DE ATAQUE E DEFESA: Suas ''armas'' e ''poções'' seriam os aparelhos, lupas, medicamentos e as tecnologias assistivas  (computacionais ou não)  que puderem lhe ajudar em suas tarefas;

--ALIADOS: Pessoas que irão lhe ajudar de alguma forma: sua família, seus professores, colegas que porventura lhe auxiliem, profissionais que o acompanham para ajudar e cuidar, etc.

-- PODERES EXTRAS: Informações a respeito desta condição, através de leitura de blogs, sites, artigos, redes sociais... ;-)

--PONTUAÇÃO: A cada desafio e obstáculo superado, você ganha ''pontos'' na vida real - ou seja, a realização de um sonho, a solução de um problema na escola ou trabalho... e, quem sabe, até novas amizades? B-) 

Deficiência/necessidade especial é coisa séria, mas, se ficar só ''emburrado/a'' (rsrsrs) lamentando o fato de tê-la, não vai resolver NADA...  Pelo contrário! :-P Sendo assim, é hora de encarar tal condição com mais leveza e disposição, enfrentando-a com os recursos que possuir! E, claro, ver nas dificuldades enfrentadas uma oportunidade de crescimento pessoal e de desenvolvimento mental, à medida em que botar a cabeça para ''trabalhar'' e resolver os desafios diários - e, assim, levar esse desenvolvimento ''extra'' para ajudar a ter capacidade de resolução de problemas nas outras esferas da vida. B-) 

E você, que porventura tenha alguma deficiência? Preparado (a) para jogar o grande ''game'' da vida? :-)

(P.S.: Veja o texto original, também de minha autoria, mas adaptado para este blog, neste link.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário