Imagem

Imagem
(Crédito da foto: www.santoscity.com.br)

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Tá ''afundando'' nos estudos? O ''Sopa'' te ajuda!!!

Por: Débora Rossini

Oooopa! Este post é para animar a galera que possui Síndrome de Irlen que está encontrando dificuldades em acompanhar as aulas e estudar !! Já publiquei-as em minha fanpage ''Driblando e Vencendo a Síndrome de Irlen'' há algum tempo; mas resolvi colocá-la aqui no blog também, a fim de facilitar a localização pelos leitores! ;-)

(DICA 1: Acredito que as dicas deste post sejam mais eficazes para jovens e adultos, devido à idade, maturidade e grau de escolaridade. Mas se vc é pai ou mãe de algum estudante mais novo, e quiser adaptar as dicas para ele/a de acordo com as necessidades e habilidades deste, fique à vontade! 
DICA 2: As dicas foram elaboradas com foco em quem tem o problema de visão denominado Síndrome de Irlen - mas, dependendo do caso, PODEM ser adaptadas para quem tem certos graus de baixa visão ou qualquer outra dificuldade sensorial que acarrete dificuldades de aprendizagem. Resumindo: ''se a roupa servir em você também, fique a vontade para usar'', hehehe!!!) 

Vamos lá:

Você é estudante com Síndrome de Irlen (jovem ou adulto), mas a galera da escola ou faculdade ''te deixa de lado''? E, na hora de estudar para as provas ou fazer trabalhos, você quase sempre fica sozinho(a)? Se este é o seu caso, relaxe! Siga estas super-dicas para desenvolver autossuficiência nos estudos, mesmo sendo paciente de Síndrome de Irlen!  ;-)

 1) Procure inteirar-se das tecnologias assistivas (óculos, overlays, papeis coloridos ou reciclados, softwares assistivos, etc) para que você tenha mais autonomia em suas tarefas;

 2) Corra atrás dos seus direitos na escola/faculdade e peça ajuda aos professores e monitores; afinal, eles recebem $$$ é para isso mesmo, hehehe! :-)

 3) Seja organizado(a) para estudar. Seja participativo durante as aulas, vá às monitorias e plantões das matérias, leia todo o material de estudo, faça os exercícios;

 4) Procure assistir videoaulas no youtube relacionadas ao conteúdo que você está estudando, caso o jeitão que seu professor explique não seja o jeitão com o qual vc entenda satisfatoriamente;

 5) Se sentir inseguro(a) ou angustiado(a), veja se na sua escola/faculdade tem algum plantão psicológico/pedagógico e peça auxílio, hehehe! Se o(a) profissional não souber o que é Síndrome de Irlen, aproveite e mostre esta fanpage para ele(a)... e peça-o(a) para curtir e acompanhar a página (e todas as postagens deste blog que fiz sobre este tema) , hehehe! ;-)

 6) Se você tiver condições financeiras melhores (tá, sei que a maioria de nós brasileiros vive ''no aperto'', mas pooode acontecer de alguém que estiver lendo isto possuir melhor conforto financeiro, kkk), considere a possibilidade de pagar aulas particulares para entender melhor os conteúdos. ;-)

 7) E se você, pelo contrário, anda ''duro de bolso'' como a maioria de nós (kkk), considere algum colega que necessite de ajuda em OUTRA matéria, que vc domine - e que ele, por outro lado, domine justamente a matéria que vc tem dificuldade... que tal então propor uma troca? Vc ensina o que vc sabe para ele,e vice-versa... além de ambos não gastarem um to$tão, ambos exercitam as habilidades de comunicação, fixam os conteúdos que já sabem... e, quem sabe, ganham uma nova amizade? B-) B|

E você, leitor(a)? Achou pertinentes as dicas acima? Tem mais alguma sugestão para acrescentar? Manifeste-se na seção de comentários!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário