Oooooooooooopaaaa!!!! Tá achando que o "Sopa" dorme no ponto, né? Se você acha isso, está "redondamente enganado"!!!! Rerrerré!!!! Trocadilhos à parte, este post é para falar sobre a mesa-redonda sobre Acessibilidade e Inclusão, presidida por Elaine das Graças Frade e Nilmar Ronizeti Machado, realizada ontem - e que foi um evento vinculado ao Fórum de Integração Universitária, que está rolando na Universidade Federal de Lavras/MG durante toda esta semana!
No evento, foram convidados quatro estudantes da referida universidade, que são pessoas com deficiência, para falarem lá na frente. Três deles são deficientes visuais, e um é deficiente físico. Eles contaram suas histórias, as dificuldades encontradas no meio acadêmico, as estratégias pessoais de superação, o relacionamento interpessoal com as pessoas não-deficientes... enfim, houve espaço para uma discussão bastante saudável sobre o tema.
Mais positiva ainda foi a receptividade da plateia, composta por pessoas sem deficiência, que se emocionaram com as histórias de vida ali relatadas. Não raro, no momento reservado a comentários, muitos dos que estavam na plateia diziam algo do tipo: "Nós, os 'ditos normais', muitas vezes sentimos preguiça e desânimo de estudar... e esses estudantes aí, 'matando vários leões por dia' para atingir seus objetivos!"
Os comentários da plateia também davam sugestões de ações para promoção da verdadeira inclusão de pessoas com deficiência (PCDs).
Uma delas era a proposta de atividades de integração entre as pessoas com diversos tipos de deficiência, no ambiente universitário (de forma que um cego tivesse a oportunidade de interagir com um surdo ou deficiente motor, ou vice-versa, de forma que proporcionasse uma rica troca de experiência entre os diversos tipos de PCDs).
Outra ideia proposta seria a de haver elaboração e ministração de disciplinas nas licenciaturas que abordassem especificamente a Educação Inclusiva; afinal a lei exige que os professores atendam às PCDs... mas cadê a capacitação, no curso de licenciatura?
Terceiro questionamento levantado: tem a disciplina "Introdução a Libras", ofertada no final dos cursos de licenciatura (atendendo a uma lei nacional). Mas será que, em apenas em um semestre, os licenciandos vão conseguir sair fluentes em LIBRAS e capazes de comunicar sobre qualquer assunto com alunos surdos que porventura estiverem matriculados em uma escola regular? (A LIBRAS é uma língua, e, como tal, requer um tempo maior de aprendizado e treino!!!)
Um outro questionamento, feito por alunos de Educação Física, seria a questão da inclusão efetiva e adequada de alunos com deficiência em atividades físicas ou em cursos superiores de Educação Física. Eles alegaram que se fala muito em "inclusão" nessa área, em "Atividade Física adaptada"... mas que , na faculdade, veem poucas abordagens e iniciativas relacionadas a este tema. Você, leitor , ao ler este parágrafo, tá achando que este blog sobre Matemática está fugindo da temática dele, ao mencionar isso aí??? Uê, então leia o post "Matemática e Corpo Humano: Uma coisa tem a ver com outra... ou não?, publicado neste blog no dia 22/11/2010. Aí você vai ver que as diversas áreas do conhecimento não são estanques em hipótese alguma!!! Rerrerré!!! Manjou, leitor? :-)
Agora é com você: se participou do evento relatado acima, dê seus "pitacos" no espaço indicado nesta página!!! :-) E se não participou, mas tem ideias legais pra compartilhar aqui no "Sopa", palpite também!!! :-)
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