quarta-feira, 20 de julho de 2011

Criatividade em Matemática... SIM, É POSSÍVEL!!!

Por: Débora Rossini

Quem disse que a Matemática, como uma ciência exata, é algo "frio" e chato??? Se você pertence ao clube dos que pensam assim, prepare-se para mudar sua forma de pensar!!! Rerrerré!!!

Na revista "Linhas Críticas" - Revista da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília- veio um artigo muito interessante abordando o seguinte tema: CRIATIVIDADE EM MATEMÁTICA!!! Isso mesmo! Intitulado "Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática", o artigo foi escrito por Cleyton Hércules Gontijo (que, na época da escrita do texto, era doutorando em Psicologia na Universidade de Brasília e professor do Centro de Educação e Humanidades da Universidade Católica de Brasília.)

Só para deixar os leitores do "Sopa" curiosos, lá vai a reprodução do resumo do artigo:

"A sociedade atual requer pessoas mais criativas e com capacidade de
apresentar soluções inovadoras para os problemas encontrados nos diversos
contextos em que elas estão inseridas. Para atender a tais demandas sociais,o desenvolvimento da criatividade foi inserido como um dos objetivos educacionais nos diversos níveis de ensino. Assim, no contexto educacional,cada vez mais tem sido reconhecida a necessidade de que sejam implementadas estratégias e ações que estimulem e favoreçam o desenvolvimento do potencial criativo. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo contribuir com as reflexões acerca dessas estratégias em uma das áreas do currículo escolar, a Matemática. Nessa área, os estudos têm privilegiado a resolução de problemas, a formulação de problemas e a redefinição
como estratégias didático-metodológicas que possibilitem o desenvolvimento da criatividade.
Deste modo, busca-se discutir, no presente trabalho, as relações entre criatividade e Matemática, descrevendo tais estratégias.
Palavras-chave:
Criatividade. Educação matemática. Estratégias de ensino. "
[1]

Quer ler o artigo completo? Então veja aqui: http://www.fe.unb.br/linhascriticas/linhascriticas/n23/estrategia_para.html
Divirta-se com a Matemática!!!! :-)


REFERÊNCIA:
[1] GONTIJO, Cleyton Hércules. Estratégias para o Desenvolvimento da Criatividade em Matemática. Revista Linhas Críticas - Revista da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Volume 12, nº 23, p.229,244, jul.dez./2006. Disponível em http://www.fe.unb.br/linhascriticas/linhascriticas/n23/estrategia_para.html , acessado em 20/jul/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário