Por: Débora Rossini
Oooooopaaaaa! Navegando pela web, achei isto no site Piadas Nerds: Movimentos Matemáticos ; Lindos Movimentos de dança!!!
http://piadasnerds.com/2011/04/25/movimentos-matematicos
A brincadeira, tirada de um site que não é em português – e reproduzida e traduzida pela equipe do site Piadas Nerds- , é feita em forma de desenhos em série, em quadrinhos. Mas espera aí, leitor do “Sopa” que usa leitor de telas!!! Não precisa ficar chateado!!! Vou descrever a sequência dos quadrinhos aqui, para a galera que, por uma razão ou outra, possui problemas de potência visual, rerrerré! Afinal, os leitores de tela, lamentavelmente, ainda não descrevem imagens digitalizadas. Então,“voilà”:
“Lindos Movimentos de Dança:
- seno de x: Para representar o movimento que representa o gráfico de tal função, ambos os braços fazem movimentos sinuosos.
cosseno de x: Neste caso, ambos os cotovelos ficam para baixo e as mãos retas.
tangente de x:Um braço sobe, e o outro desce.Ambos meio sinuosos.
cotangente de x:O braço que desce no exemplo anterior, sobe... e vice-versa!
raiz quadrada de x : Ambos os braços, retos, sobem e ficam numa inclinação de 45 graus.
- X : Um braço reto para baixo e o outro braço reto para cima. Ambos numa inclinação de 45 graus;
- x ao quadrado: Ambos os braços erguidos, de forma que formem um U (parábola).
x ao quadrado mais y ao quadrado: Aproveite o movimento do item anterior. Agora, faça com que as mãos encontrem uma com a outra.
raiz quadrada de x : Ponha seu braço esquerdo, em arco, para baixo. O direito, em arco, atravessando seu tórax.
raiz quadrada de menos x : Faça o movimento anterior, mas agora com os braços invertidos.
1 sobre x : Ponha seu braço direito em argo, na altura do tórax, com a mão para baixo. O esquerdo, também em arco, mas levantado... e a mão esquerda sobre a testa.
“Oh! Shit!” : Rarrarrá!!! Aí já não é função matemática nenhuma, mas a exclamação de algo como “ô, que m****!!!” em inglês! A ocorrência de tal pensamento é uma situação bastante comum, quando os cálculos matemáticos se “embananam” completamente, em uma prova ou exercício difícil... e aí, a linha do gráfico representada é a como se fosse uma linha toda embolada, emaranhada... rarrarrá!!!! Embole os braços em movimentos simulares ao de uma linha toda embolada, confusa, em círculos, para um lado, para o outro, sem rumo definido... rarrarrá!!!!
Tá, tudo bem que o que eles colocaram lá foi uma abordagem bem-humorada da Matemática, fazendo uma brincadeira com os formatos dos gráficos de diversas funções matemáticas e a transformação disto em movimentos a se fazerem com os braços, durante uma dança. Muito legal por sinal!!! :-) E isso gerou ideias: por que não aproveitar tal ideia numa sala de aula – principalmente quando nela há estudantes deficientes visuais? (Leia-se: estudantes que não enxergam os gráficos de Matemática na lousa, no retroprojetor ou nos livros!!!!!!) Assim sendo, com os movimentos do corpo, dá para a galera que possui problemas de potência visual aprender, direitinho, o formato dos gráficos, através do movimento do próprio corpo – bastando para isto, que um professor ou monitor mostre-lhe, previamente, como deve ser feito!!! ;-) E fica aí uma sugestão: quem tiver talentos musicais aí, pode compor uma musiquinha de Matemática, com ritmo bem animado, e cuja letra fale exatamente do tema a ser abordado (senos, cossenos, tangente, etc)!!! Aí a chance de o estudante fixar o conteúdo é maior! :-)
E vale a ideia não só para os alunos que não enxergam ou enxergam pouco: os estudantes que possuem a potência visual funcionando a todo vapor também, com certeza, irão gostar!!! Rerrerré!!! Dá pra fazer uma atividade bem legal na aula de Matemática, que inclua e integre a turma TODA, englobando tanto os deficientes visuais quanto os normovisuais! :-) Certamente, irá ser divertido para todo mundo, e aí dá para quebrar aquele grande MITO de que Matemática é chata, é “fria” e é difícil!!!!
Nota: como você pôde perceber, escrevi as funções matemáticas na linguagem por extenso. Isto porque, para quem usa leitor de telas, é necessária a escrita desta forma... já que o software de leitura em voz alta não lê corretamente os símbolos da escrita tipicamente matemática, em boa parte das vezes... Mas isso é um assunto que fica para um futuro post, rerrerrê!!!
Fica a dica! Até mais!!!! :-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário